A Feira de São Tiago, criada há 613 anos, já tem a decorrer a edição 611 que segundo o presidente da Câmara Municipal da Covilhã é a “melhor edição de sempre”.
Durante a cerimónia inaugural, que decorreu ontem ao final da tarde, Vítor Pereira deixou essa certeza durante a sua intervenção, realçando que “o figurino da feira foi mudando e foram feitos ajustes para responder às exigências atuais”.
O autarca sublinha que o certame é mais do que uma feira de venda de produtos, um festival de música, um evento gastronómico e de diversões, uma vez que junta todas estas valências num único espaço, frisando que se trata de evento turístico, onde se encontra o que de melhor a Covilhã, e a região, têm para oferecer.
O presidente deixa o convite, aos covilhanenses, às gentes da região e de ao público em geral para, a partir da Feira, descobrirem a Covilhã e a região.
Uma feira para todos onde se pode, e deve, ir com os amigos e com a família, sublinhou, salientando o cartaz eclético que o certame oferece.
Uma feira que faz parte da história da Covilhã e cuja evolução retrata as várias fases da sua evolução, sustentou o autarca, dando conta que o objetivo da autarquia é continuar sempre a evoluir.
“já se superou a edição do ano passado e no próximo vamos superar a deste ano”, vincou. “No ano passado tivemos entre 120 a 130 mil visitantes, este ano queremos superar esses números”, disse.
Com um orçamento de 350 mil euros, a feira conta com 183 expositores, nomeadamente, com 61 empresas no espaço da AECBP, 28 associações, 23 espaços de venda de roupa, calçado e outros artigos, 47 espaços de restauração, incluindo as tradicionais farturas, 10 equipamentos diversão, 9 empresas de automóveis e maquinaria e mais 5 zonas expositivas na tenda institucional da CMC.
Nesse espaço encontra, para além do stand que o município já levou à FITUR de Madrid e à BTL de Lisboa, com o mote “Covilhã tem tempo para ti”, também um espaço dedicado à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que a cada dia será dinamizado por um município diferente.
No primeiro dia o certame teve a primeira enchente que aplaudiu de forma entusiástica o espetáculo de Zé Amaro, hoje, às 22:30, sobe ao palco Bárbara Tinoco.