Pampilhosa da Serra na órbita do astroturismo para observar céu escuro

O município da Pampilhosa da Serra espera este ano um aumento significativo de visitantes para observação do céu escuro, um recurso do território transformado em produto turístico, após a inauguração do Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão na quinta-feira, dia 27.

O projeto liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em copromoção com aquele município, constitui a âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight (luz das estrelas).


Desde 2019 que o território montanhoso de Pampilhosa da Serra se assume como destino de eleição para todos os que se interessam pela observação do cosmos e pela relação entre a terra e o céu, fruto da sua localização e das excelentes condições de visibilidade, transparência, escuridão e número de noites com céu limpo.

O Observatório Astronómico de Fajão, orientado cientificamente pelo astrónomo José de Matos, é constituído por um ponto de observação e um quiosque pedagógico e tem associado um calendário de animação com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas.

O ponto de observação, localizado no alto da aldeia de Fajão, numa área integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, é uma “dome” semiesférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro de acesso gratuito.

O quiosque de apoio, que no verão está aberto de quarta-feira a domingo, com horário de encerramento às 00:00 às sextas-feiras e sábados, está dotado de equipamento – telescópios, binóculos, cadeiras e mantas – para emprestar aos interessados que querem passar uma noite a observar o céu.

O novo equipamento dedicado ao astroturismo representa um investimento de 179.280 euros, comparticipado pela Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e pelo Programa Interreg: Projeto Globaltur – Euroace, da União Europeia.