Peraboa: Bodo do Espírito Santo vai ser retomado quatrocentos anos depois

A Associação Cultural e Recreativa de Peraboa e a Paróquia de Peraboa realizam, a 2 e 3 de agosto, a Festa do Divino Espírito Santo de Peraboa.

Os festejos foram recuperados pela associação que tem como objetivo valorizar todas as tradições ligadas ao culto do Espírito Santo.


Em nota de imprensa enviada à RCC a organização dá conta que na festa deste ano, o Bodo do Espírito Santo vai ser devolvido à comunidade, quatrocentos anos depois.

Detalha que este ano se vai “reproduzir o Bodo, com a oferta de filhoses e arroz-doce. As cestas irão na procissão e serão benzidas para que o pão nunca falte nas casas”. É ainda explicado que com o apoio de “um grupo de peraboenses foi adquirida a Coroa do Espírito Santo, que estará presente na procissão”.

A festa começa dia 2, às 20:00, com a abertura da quermesse. Nesse dia destaque para o desfile das marchas de Peraboa, às 21:30, seguindo-se um baile.

No sábado, dia 3, às 17:30, realiza-se a conferência “o culto do Espírito Santo no Concelho da Covilhã”, por Carlos Madaleno. Para as 19:00 está marcada a eucaristia, seguida de procissão e Bênção do Bodo.

À noite o baile será animado pela banda Keep Kalm.