O Rancho Folclórico da Boidobra (RFB) lamenta a morte de Jorge Manuel Pinheiro de Matos, o “seu muito querido Tocador de Pedras”. Conhecido na coletividade por Jorge “Sapin”, faleceu ontem, dia 29, aos 67 anos.
“Deixou-nos o Jorge Pinheiro, entre nós tratávamo-lo por Jorge “Sapin”, amigo, boidobrense de gema, acérrimo defensor do Rancho Folclórico da Boidobra e tocador exímio de pedras e só ele as sabia tocar assim”, pode ler-se em nota de imprensa enviada à RCC.
Nascido em janeiro de 1957, Jorge Pinheiro de Matos atuou pela primeira vez no RFB no dia 31 de dezembro de 1973. A última atuação aconteceu no dia 3 de janeiro do corrente ano.
“Hoje, todos os elementos choram a perda física do amigo e companheiro Jorge Pinheiro, com a certeza de que nos nossos pensamentos continuará a fazer parte do grupo e continuaremos a lembrar o quanto ele deu e ajudou a ser o que o Rancho Folclórico da Boidobra é hoje”, sublinha ainda a direção.
Jorge “Spain” entrou para o rancho na sua primeira formação, em 1973, acompanhando a evolução do grupo e ajudando-o a crescer. Com alguns interregnos pelo meio, era elemento desde 1999.
Ultimamente, além de elemento, era também relator do Conselho Fiscal do RFB.
O velório decorre na Igreja de São Sebastião, na freguesia da Boidobra, concelho da Covilhã. O funeral tem lugar hoje (30), às 18:00, seguindo o corpo para o cemitério da vila.