A Universidade da Beira Interior (UBI) ultrapassou esta semana o número de 10.000 estudantes inscritos nos diversos cursos de todos os níveis de ensino, foi anunciado pela universidade.
“Trata-se de uma marca histórica, justificada pelo investimento que a academia tem feito na melhoria da sua oferta formativa, em termos pedagógicos e de adequação às necessidades do mercado de trabalho. Este número tem ainda o simbolismo de surgir numa altura em que o Ensino Superior na Covilhã comemora os 50 anos da sua existência”, sublinha a instituição.
Os 10.000 alunos distribuem-se pelos cerca de 150 cursos que a academia tem a funcionar regularmente, a grande maioria nas 105 formações dos graus de 1.º Ciclo/Licenciatura, Mestrado Integrado, 2.º Ciclo/Mestrado e 3.º Ciclo/Doutoramento. A estes, juntam-se pós-graduações, pós-doutoramentos e cursos não conferentes de grau, os últimos com uma significativa procura, justificada por a UBI ser vista como uma opção válida para que profissionais adultos melhorem as suas competências, é ainda explicado na nota.
A UBI dá ainda conta da importância de esta ser o local escolhido para formação superior de pessoas de nacionalidade estrangeira. “São 21% do total e estão presentes em todos os níveis de ensino da UBI”.
“O sucesso de procura registado em 2024/2025 revela que os estudantes reconhecem na UBI uma instituição capaz de formar profissionais altamente qualificados, em áreas inovadoras e com conhecimentos atualizados que, por isso, são muito procuradas pelo mercado de trabalho. Também por estes motivos, a UBI tem sido autorizada pela tutela a criar novas formações e a aumentar o número de vagas, como tem acontecido nos últimos anos, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)”.
Para este ano, estão disponíveis 1.579 vagas para os cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, disponíveis no CNAES, que começa no dia 22 deste mês.