Boidobra: Mosteiro de Santa Maria da Estrela integra as Rotas de Cister em Portugal

O Mosteiro de Santa Maria da Estrela da Boidobra, no concelho da Covilhã, é um dos locais apresentado no site “Rotas de Cister em Portugal”, que foi recentemente lançado e que pode ser consultado em AQUI.

De acordo com autarquia, este projeto, do qual o município se tornou parceiro, engloba a investigação que o Museu de Arte Sacra da Covilhã tem realizado em parceria com o Mosteiro de Alcobaça, podendo ser visionada no ponto n.º16 (Beiras > Estrela), no Mapa dos Mosteiros.


“Foi esta a forma encontrada pela Covilhã para apoiar a missão da Rota Cisterciense de Portugal, com vista a salvaguardar o Património Cisterciense português (estudo, conservação, divulgação e promoção) e preservar a memória da presença de Cister em Portugal e da construção da paisagem ainda hoje testemunho indelével da ação dos monges brancos na estruturação dos territórios”, pode ler-se no documento enviado à RCC.

Na Covilhã, esta última realidade verificou-se, sobretudo, na Boidobra, mas igualmente em grande parte do nosso concelho e da região, onde o mosteiro da Estrela possuía propriedades. Além disso, a presença de Cister na freguesia da Boidobra “está igualmente atestada pela dependência da sua Igreja ao mosteiro do Lorvão”, explica ainda o município.

O Mosteiro de Santa Maria da Estrela foi o primeiro mosteiro a ser fundado na Covilhã. Segundo informação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, citado em nota de impremsa, “o Mosteiro de Santa Maria da Estrela de Boidobra era masculino e pertencia à Ordem de Cister”. É também conhecido por Mosteiro de Santa Maria da Estrela ou da Nave, ou da Nave da Estrela de Boidobra.