A Tuna Médica da Universidade da Beira Interior (Tuna-Mus) está a organizar o “HERMINIUS: mais do que um festival”, um evento cultural que se realiza dia 25 de setembro, às 21:30, no Teatro Municipal da Covilhã.
O objetivo do evento passa por “divulgar um marco importantíssimo da história” da Tuna-Mus e pretende reunir vários artistas locais e nacionais, tal como a comissão organizadora confidenciou à RCC.
“Desta vez nós vamos fazer, no Teatro Municipal da Covilhã, um evento cultural que vai chamar diversos artistas locais e nacionais. Vamos ter a presença dos “Bandidos do Campo”, que são um grupo de cante alentejano que tem estado em alta, tem músicas com os D.A.M.A. e com o Buba Espinho, também vamos ter alguns membros dos “Criatura”, um grupo musical com o qual nos identificamos muito, vamos ter a presença da EPABI, da Saud’arte (Núcleo de Medicina) e da C’a Tuna Aos Saltos. Em conjunto com a nossa tuna, vamos ter momentos durante o espetáculo em que cada um destes artistas vai representar, à sua maneira, ou connosco, algumas músicas que entram no nosso reportório”, diz Dinis Antunes, membro da organização.
A Tuna-Mus promete uma noite repleta de música, animação e de grandes surpresas e garante, ainda, que este evento “é algo em que nós já temos vindo a trabalhar há muito tempo, não podemos dizer muita coisa, mas é algo que já não se faz há cerca de 15 anos e que vai mudar um pouco o rumo da nossa tuna e expandir-nos para outro lado”.
Apesar de não adiantarem muito acerca das surpresas que estão a ser preparadas, a Tuna Médica da Universidade da Beira Interior apela, ao público da Covilhã, para a participação no evento.
“Queremos dizer às pessoas para aparecerem, para virem ao nosso evento cultural, porque vai ser uma noite de espetáculo incrível que não vão querer perder e vamos, de certeza, ter muitos momentos que vão dar ao público da Covilhã uma bela noite”, apela a tuna médica da UBI.
Com um novo ano letivo a avizinhar-se, o “HERMINIUS: mais que um festival” é uma oportunidade para a Tuna-Mus se dar a conhecer aos novos caloiros, sejam eles de Medicina ou não.
Em declarações à RCC, a organização admite que “este evento também serve para mostrar aos caloiros o que nós fazemos na tuna, para os motivar e ver se eles gostariam de fazer parte da nossa família”.