Verão no Centro Histórico “foi um êxito”

Terminou, ontem, mais uma edição do “Verão no Centro Histórico”, organizado pelo Município da Covilhã. Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia, afirma que o evento “foi um êxito”.

O balanço positivo da 7ª Edição do “Verão no Centro Histórico” tem como prova a forte adesão dos covilhanenses às visitas guiadas encenadas pela atriz Joana Poejo e às atuações musicais. “Continuámos a ver, nestas noites de Verão no Centro Histórico, desde crianças a pessoas de gerações mais velhas. Continuámos a ver uma atenção ao que a Joana transmite em cada visita guiada. É uma atenção tão interessante. É óbvio que as pessoas não retêm tudo o que ela passa em cada noite, mas fica um conhecimento que é tão importante, de património e de história local que só pode levar a que valorizem mais este território cultural, social e histórico que somos”, refere Regina Gouveia.


A nível musical, a vereadora salienta que os concertos também são uma peça fundamental do certame. “Nós temos a representação, o teatro, a encenação nas visitas, fomos introduzindo apontamentos de outras áreas artísticas, mas a música, a nova música portuguesa ou os novos músicos portugueses fizeram sempre parte e vão continuar a fazer parte deste Verão no Centro Histórico. Sentimos que é um objetivo essencial dar palco a música com qualidade e que precisa desse palco para crescer”, confidencia.

Além da presença de cada vez mais caras novas, a vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã considera que o público do “Verão no Centro Histórico” se manteve fiel ao longo dos anos e que “não há evidência mais importante do quanto o conceito foi bem pensado”.

Em declarações à Rádio Clube da Covilhã, Regina Gouveia relembra que “este conceito foi criado no âmbito do projeto Cultura em Rede, mas que nós procurámos conceder de uma forma interessante e a pensar muito na continuidade. Não nos interessava termos um projeto que se extinguisse rapidamente. Era algo que nós queríamos fundar e manter e está aqui a prova, no público que temos, do sucesso deste conceito e do formato pensado”.

A 7ª edição do “Verão no Centro Histórico” contou com nomes como Best Youth, Glockenwise, João Coração, e o projeto local “Blue Velvet”. O sucesso do evento leva a vereadora a confidenciar que o certame volta para o ano e que “será para continuar às sextas-feiras” do mês de agosto. Apela, ainda, a que todos “sintam que somos uma cidade muito especial e que o nosso centro histórico merece ser revisitado e valorizado”.