O Município do Fundão vai adotar medidas estruturais para a ajudar na produção da cereja. Em causa estão as quebras na produção do fruto na ordem dos 60%, “devido aos últimos dois anos atípicos”. O investimento será de cerca de 20 milhões de euros, com um apoio de 50% por parte do Governo.
Segundo explicou Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, na última reunião pública da autarquia, o valor por hectare deverá rondar os 50 mil euros, permitindo que cerca de 25% da área do pomar de cerejas possa ser coberto.
“Isto permitirá que cerca de 25% da área de pomar do cerejal possa ter cobertura, o que possibilita que, mesmo em anos difíceis, teremos uma capacidade de viabilidade na produção, que dá aos agricultores muito mais segurança”, frisou o autarca.
De acordo com Paulo Fernandes, na reunião com o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, foram também discutidas medidas estruturais para mitigar a quebra na produção do pêssego.
“O apoio não vai ser o mesmo, mas este ano tivemos algumas quebras naquilo que era uma produção normal do pêssego”, explicou o autarca.
O presidente do município não detalhou as medidas a adotar, mas passa, essencialmente, pela colocação de coberturas em, pelo menos, 25% da área de cerejal.