Oficializada a criação da Associação de Municípios do PNSE

Foi assinada ontem, dia 2, na Nossa Senhora de Assedace, nos Casais de Folgosinho, concelho de Gouveia, a escritura pública para a criação da Associação de Munícios do Parque Natural da Serra da Estrela (AMPNSE).

“Promover a cooperação e articulação entre os municípios associados, especialmente no que respeita à reabilitação e desenvolvimento do Parque Natural da Serra da Estrela” é o principal objetivo da associação.


Fazem parte do consórcio os municípios da Covilhã, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Guarda, considerados os mais afetados pelos incêndios do verão de 2022.

Em comunicado, a Câmara de Gouveia explica que a associação de fins específicos “é uma associação de direito público centrada na coordenação das operações de revitalização e desenvolvimento deste território, enquanto resposta capaz de assegurar a implementação dos projetos, de âmbito municipal e intermunicipal, integrados no Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela – PRPNSE”.

A AMPNSE pretende ainda “promover o desenvolvimento sustentável da região, a recuperação e revitalização do seu património natural e biodiversidade, a inovação e investimento para a revitalização dos setores produtivos e diversificação da base económica da região, combatendo a perda demográfica e tornando o território mais resiliente às alterações climáticas e aos seus efeitos, preservando e valorizando o seu principal ativo patrimonial”.

Recordar que Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, já tinha explicado, em reunião publica do executivo, o objetivo das autarquias ao integrarem este consórcio, nomeadamente para realizar o plano hídrico, plano rodoviário, modelo de gestão turística sustentável, plano diretor intermunicipal, defesa do património cultural da região, entre outros.

Quanto aos órgãos, haverá assembleia geral, conselho fiscal e conselho diretivo, sendo que os mandatos coincidem com os mandatos autárquicos, ou seja, de quatro anos. A direção do mandato do conselho diretivo é anual, sendo rotativo entre os seis municípios.

A sede social da associação será no Centro Interpretativo da Serra da Estrela.

A sessão contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, do presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu Marques, e de todos signatários e membros integrantes desta Associação de Municípios.