Câmara de Manteigas aprova abertura de concurso para a construção de barreiras na EN 338

A Câmara Municipal de Manteigas aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público para a construção de barreiras dinâmicas, num percurso de quatro quilómetros, na Estrada Nacional 338, que liga Manteigas aos Piornos.

Em reunião de câmara com carácter extraordinário, Flávio Massano, presidente da autarquia, adiantou que o valor base do concurso é de 3,6 milhões de euros (mais IVA) e a empreitada tem um prazo de execução de 120 dias.


“Não é um prazo muito alargado. Correndo bem, temos a obra concluída até 31 de maio de 2025. Se correr mal, temos de pagar 200 mil euros e ficar com o projeto para nós, e não queremos isso, queremos que a empreitada avance”, explicou.

Nuno Soares, vereador eleito pelo PSD, revelou não estar “tão otimista” relativamente ao projeto, uma vez que o mesmo “não está depende da autarquia”, mas sim de fatores externos, como condições meteorológicas, o que pode levar ao “encerramento da estrada por mais um ano”.

Do grupo municipal do Partido Socialista, usou da palavra Tomé Branco, que disse “não lhe passar pela cabeça” que, “em janeiro, com o projeto de execução pronto, o município baixe os braços e pare esta obra, simplesmente pelo facto de não saber se consegue cumprir o prazo de 120 dias”

“É um risco que temos que assumir e, votando favoravelmente, é um risco que assumimos tem conjunto”, concluiu.

O executivo reuniu em sessão extraordinária esta manhã, dia 9, para votar a proposta de abertura do concurso público da empreitada, em regime de conceção/construção, na EN 338.

Recordar que a estrada em questão está regulada por semáforos e proibida a automóveis pesados, num troço de dois quilómetros, desde 1 de setembro de 2023, devido às enxurradas que decorreram após os incêndios do verão de 2022.