Manteigas: Oposição propõe “plano de ação” para a primavera para “combater sazonalidade”

A oposição na Câmara Municipal de Manteigas propôs à autarquia implementar, no Orçamento para 2025, a criação de um plano de ação para os meses de primavera e início de verão, com o objetivo de “combater a sazonalidade” nessa altura do ano.

O “desafio” foi deixado por Tomé Branco, vereador eleito pelo PS, na última reunião pública do executivo.


“Desde a Páscoa até agora, alguns empresários têm apresentado queixas da diminuição do fluxo turístico. O final da Páscoa e o início do verão, é uma altura em que o turismo diminui. No inverno já estamos vendidos, no verão já nos conseguimos afirmar como um destino de férias e o outono passou a ser uma época de bastante visitação. Portanto, acho que devíamos criar um plano de ação, desde a primavera até ao início do verão, para combater a sazonalidade nesta época, que, por vezes, esvazia a tesouraria das empresas”, explicou.

Durante a sua intervenção, Tomé Branco salientou que “deve ser um plano estruturante e complementado pelas iniciativas existentes, como o Granfondo Serra da Estrela, a Festa do Pastor ou a Land Week”, considerando que se “deveria ativar uma marca que o município já teve, denominado “Manteigas – 4 estações, 1 destino”, para que a época de primavera não seja tão penosa para o turismo em Manteigas”.

Em resposta, Sérgio Marcelo, vice-presidente da Câmara de Manteigas, recordou que “é algo que já foi feito noutros períodos do ano”, garantindo que a autarquia vai ter a proposta “em conta” no Orçamento para 2025.

A reunião da Câmara Municipal de Manteigas teve lugar esta segunda-feira, dia 5.