Artesãos reconhecem importância da FIADA na divulgação do seu trabalho

Os artesãos premiados na terceira edição da FIADA reconhecem a importância do certame na valorização e divulgação do seu trabalho.

A entrega de prémios às peças vencedoras nas categorias de “Melhor Peça de Artesanato com ligação à Identidade e Património da Covilhã” e de “Peça de Inovação pelo Design” decorreu este domingo (dia 8).


Sílvia Jácome Ceramics foi a grande vencedora na categoria de “Melhor Peça de Artesanato com ligação à Identidade e Património da Covilhã” e a cutelaria de Telmo Roque ganhou o prémio “Peça de Inovação pelo Design”, categoria estreante no certame.

Sílvia Jácome acredita que o reconhecimento e valorização do seu trabalho é “uma honra”, que a motiva a “chegar a casa e começar já a imaginar outras coisas” e que a faz perceber que todo o seu trabalho “vale a pena”.

“É mesmo muito importante porque nós trabalhamos para as pessoas valorizarem o nosso trabalho. É este o propósito. Ainda estou muito nervosa porque não estava à espera, porque eu vi outros trabalhos que eram tão bons. É mesmo uma honra”, confessou Sílvia Jácome.

O prémio “Peça Inovação pelo Design” foi entregue, pela primeira vez, a Telmo Roque, que se mostra “orgulhoso” e admite que este reconhecimento o deixa confiante para se manter no “caminho certo”.

“É um incentivo e um compasso de orientação para me manter focado numa das minhas pedras basilares, que é a valorização do património e dos recursos locais, materiais e imateriais. E este reconhecimento vem vincar que esse é um caminho certo e com frutos e que como é assente num bem maior do que eu próprio ou do que o meu produto, este reconhecimento é muito sensibilizante e fico mesmo muito contente e sim, vinca para continuar no caminho certo”, confidenciou Telmo Roque.

O prémio da categoria de “Melhor Peça de Artesanato com ligação à Identidade e Património da Covilhã” foi entregue pela Coordenadora do INATEL da Covilhã, Margarida Pereira e o prémio da categoria de “Peça de Inovação pelo Design” foi entregue pela Diretora do IEFP da Covilhã, Isabel Barrau.