A 18.ª edição da Volta a Portugal de Juniores masculinos, com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, terminou hoje, dia 1 de setembro, na Covilhã.
O neerlandês Jurgen Zoomermaand (Willebrord Wil Vooruit) conquistou a Volta a Portugal de Juniores, mas a última etapa entre o Fundão e a Covilhã (107,6 km) teve como vencedor o espanhol Emilio Garcia (Maguisa Guijuelo).
De acordo com nota de imprensa, “Jurgen Zoomermaand ganhou também as classificações por pontos e da montanha. Enrique Maranchón foi o melhor júnior de primeiro ano e a Willebrord Wil Vooruit impôs-se coletivamente”, revela a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Em declarações à RCC, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis assegura que “o evento é fantástico e é muito importante para a dinamização da cidade, para a dinamização da região e da serra. Nós somos uma região fantástica para este tipo de provas e queremos tornar a Covilhã numa cidade do ciclismo. Este ano tivemos aqui, salvo erro, quatro provas fantásticas, desde os mais jovens aos menos jovens, nacionais e internacionais. Culmina com esta prova da juventude, que é uma grande manifestação de participação. A cidade, o Município e a Câmara Municipal estão de braços abertos a apoiar estas iniciativas, para tornar a Covilhã numa cidade do desporto e do ciclismo”.
Estiveram presentes na cerimónia de entrega dos troféus, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, o Presidente do Colégio de Comissários, Paulo Leal, o diretor de prova, Sérgio Sousa e o Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo.
A prova começou na passada quinta-feira, dia 29, passou em Celorico da Beira, Almeida, Trancoso, Mêda, Sabugal, Penamacor, Fundão e terminou na cidade da Covilhã.
Os atletas percorreram um total de 408 km.