André Reis, vereador eleito pelo PSD na Câmara Municipal de Belmonte, que suspendeu o mandato durante os meses de julho e agosto, teve hoje a primeira participação numa reunião pública da Câmara Municipal e aproveitou o período antes da ordem do dia para responder aos críticos que pedem o seu afastamento.
Recuou ao tempo das autárquicas para recordar que com ele a liderar o projeto, e depois de ter sido gorada a coligação inicial, o PSD teve o melhor resultado em 30 anos, ficando a apenas 106 votos da vitória.
Frisou que houve muitas pessoas que o próprio sugeriu para encabeçar o projeto e não aceitaram, outros ofereceram-se e o PSD não aceitou, concluindo que este resultado não é seu, mas aconteceu por sua causa, frisando que o mandato de vereador é seu e continuar, ou não dependerá, só da sua vontade.
“Eu quero voltar aqui a frisar que este resultado foi obtido não por mim, mas por causa de mim. Se eu não tivesse sido o cabeça de lista não teria havido ninguém com vontade para ser o cabeça de lista do PSD. Eu espero que este assunto seja, de uma vez por todas, um assunto que não é para debater de 3 em 3 meses, sobre se devo continuar o meu mandato ou não”. “Continuarei até ao fim. Se entender que devo voltar a suspender, suspendo, se entender que devo renunciar, renuncio, mas a decisão será sempre minha”, disse.
Carlos Afonso, vereador eleito pela CDU, que em diversas reuniões do executivo criticou as ausências de André Reis, reiterou essas críticas, sublinhando que este aceitou “uma responsabilidade a partir do momento que assumiu o mandato”, tendo nesta matéria um comportamento com o qual nunca irá concordar.
“Num mandato, não tenho o número concreto e preciso, mas falta a quase metade das reuniões, justificando ou não, é uma postura do André, mas não posso nunca subscrever um comportamento destes de um membro que foi eleito e que recebeu os votos dos eleitores de Belmonte. Ele faz o que entender e eu também terei o papel que entender sobre as suas faltas”, disse.
A reunião pública da Câmara Municipal de Belmonte teve lugar na quinta-feira, dia 19 de setembro.