António Beites: “Ficarei frustrado se no Madeiro não inaugurar o Teatro Clube”

Depois de várias datas anunciadas para a abertura, mas sempre adiadas, António Beites, presidente da Câmara Municipal de Penamacor não esconde a frustração se não conseguir inaugurar a estrutura por ocasião da iniciativa “penamacor Vila madeiro que decorre em dezembro.

“Temos um problema que surgiu de última hora, porque a EDP não quer dar a potencia que o teatro precisa, apesar de em 2017 ter viabilizado a projeto elétrico para o edifico. Argumenta que o PT que está no jardim não tem potencia suficiente”. O presidente explica que esta dificuldade está a dificultar o teste de alguns dos equipamentos da Teatro.


António Beites respondia na Assembleia Municipal a uma interpelação do eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Abraçar penamacor João Paulo Santos, que, considerando esta uma das obras mais emblemáticas realizada no concelho, sublinhando que não se pode permitir que no concelho haja este arrastar de obras no tempo, dando também o caso da obra do castelo, e da quarta prorrogação graciosa a Norte.

A requalificação do antigo Teatro Clube de Penamacor foi iniciada em julho de 2020.

O edifício encontrava-se devoluto. A obra, adjudicada inicialmente por cerca de 2 milhões de euros, é financiada em cerca de meio milhão de euros pelo Plano de Regeneração Urbana de Penamacor, e em cerca de 1,6 milhões pela linha de financiamento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

António Beites explicou em setembro do ano passado, durante uma reunião do executivo, que, dado o aumento do custo dos materiais, por exemplo, a obra vai custar cerca de 2,5 milhões, sendo que os financiamentos se mantêm, sendo o restante suportado pela autarquia.