Desagregação de Freguesias: Secretário de Estado convicto que processo será decidido “muito em breve”

O processo de desagregação das uniões de freguesias resultantes da reforma administrativa de 2013 depende da vontade exclusiva da Assembleia da República, mas o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, tem a convicção de que este será decidido “muito em breve” e segundo a “vontade expressa das freguesias”.

Este foi o ponto da situação feito hoje pelo governante, em Vales do Rio, durante a inauguração do Centro Interpretativo do Brulhão.


Sublinhando que a reforma administrativa “até foi positiva”, dado o reduzido número de freguesias que entregaram o processo de desagregação, Hernâni Dias, mostra-se confiante que o processo vai ser concluído em breve.

“Não tenho nenhuma confirmação, mas creio sinceramente que o processo tem «pernas para andar», assim o queira a Assembleia da República, e eu acho que vai ser feito um trabalho nesse sentido. Se essa é a vossa vontade eu creio que a vossa vontade virá a ser satisfeita dentro em breve”, disse.

Hernâni Dias respondia assim a Rui Amaro, presidente da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio, que na sua intervenção protocolar durante a cerimónia de inauguração do centro, pediu um ponto da situação sobre esta dossier.  

Do Concelho da Covilhã pediram desagregação Peso e Vales do Rio; Casegas e Ourondo; Barco e Coutada e Cantar-Galo e Vila do Carvalho