Exposição inspirada em mitos de Alpedrinha na Biblioteca Municipal do Fundão

A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, vai inaugurar, no dia 29 de setembro, às 17:00, a exposição “Acrescenta um Ponto”, inspirada em mitos de Alpedrinha.

“Acrescenta um Ponto” é um “projeto de recolha do património oral das aldeias beirãs, a última edição, feita em Alpedrinha, no início de 2023, partiu à descoberta dos contos, das estórias e lendas associadas à vila”. Diversas histórias que não se podem perder e “foi a pensar neste legado, nas muitas histórias que estão por contar, que a Maria Zimbro – Laboratório Criativo, depois de uma primeira experiência na vila do Paul, se lançou à procura de pontos que acrescentar às histórias das avós. Desta feita, assentou arraiais em Alpedrinha, a charmosa vila beirã, conhecida como a Sintra da Beira, que acolhe o Acrescenta um Ponto”, revela o Município do Fundão, em nota de imprensa.


Paralelamente à exposição, vai existir um programa dinamizado pelo Laboratório Criativo Maria Zimbro, que conta com uma “Roda de Histórias”, onde os mitos vão às escolas e onde os alunos terão oportunidade de ouvir alguns mitos e histórias que inspiraram os ilustradores. Podem, ainda, ser criadas novas histórias a partir da visita à exposição, incentivando os mais novos a criar histórias a partir das ilustrações. Também se vai realizar uma oficina de ilustração com Marta Nunes ou um percurso inventado por Alpedrinha.

Este projeto é apoio pela DG Artes, pelo Município do Fundão e pela Junta de Freguesia de Alpedrinha, que recolheu histórias e contos e reuniu cinco ilustradores que levaram para o papel as estórias que ouviram durante a residência artística em Alpedrinha, nomeadamente Marta Nunes, Uma Joana, Di Melo, Eva Evita e Hugo Henriques.

A exposição vai decorrer até dia 3 de novembro e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, assim como à segunda-feira e ao sábado, das 14:00 às 18:00. A entrada é gratuita.