“Lutaram e Sofreram por Abril” apresentado em Cantar Galo e Vila do Carvalho

No âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, o edifício da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho vai receber, no dia 27 de setembro, às 21:00, uma apresentação do livro “Lutaram e Sofreram por Abril – A Resistência no Concelho da Covilhã (1926-1974)”, de António Assunção e Casimiro Santos.

O livro aborda “um aparelho de alta repressão, vigilância, perseguição, detenção e prisão, culminando normalmente em verdadeiras «farsas» chamadas «julgamentos», os quais ditavam, muitas vezes, prolongados períodos de prisão nas cadeias do regime. A arbitrariedade reinava. Nessas cadeias, reinava o arbítrio nos interrogatórios, o recurso fácil e ominoso aos mais variados métodos de violência e tortura, que marcaram para sempre a vida e a integridade física de muitos homens e mulheres, às vezes a morte na cadeia”, pode ler-se na introdução.


“Lutaram e Sofreram Por Abril – A resistência no concelho da Covilhã 1926 – 1974” foi editado pela Câmara Municipal da Covilhã e pela URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.