O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, avançou na passada quinta-feira, dia 19, em reunião de câmara, que foi adjudicada uma obra que visa a mitigação do desordenamento do estacionamento e a proibição de trânsito no percurso das Faias.
“Vamos conseguir ordenar os veículos que podem ser estacionados, vamos colocar uma cancela que vai proibir o trânsito automóvel dentro do percurso das Faias, estamos a colocar sinalética nova e de interpretação”, afirma.
Questionado sobre a pressão turística nas Faias, Flávio Massano acredita que não querer aumentar a pressão é um sinal de hipocrisia, uma vez que o desejado é que as pessoas visitem Manteigas e ajudem a aumentar as receitas do comércio local.
“Dizer que não queremos aumentar a pressão é ser hipócrita, porque nós queremos pessoas que valorizem o espaço natural, que o respeitem e que possam dormir em Manteigas, que almocem em Manteigas e que possam deixar o seu dinheiro nos nossos comerciantes e nos nossos serviços”, admite.
Flávio Massano acrescentou que a Rota das Faias 2024, que se realiza nos dias 9 e 10 de novembro, vai contar com “mais de 20 caminhadas interpretadas, algumas até com encenação” e com “muitas novidades”.
“Estamos a preparar um programa para o Faias 2024, que não vai aumentar a pressão sob a Rota das Faias, mas vai pelo menos manter a pressão que tivemos no ano passado, onde vamos ter mais de 20 caminhadas interpretadas, algumas até com encenação. Temos algumas coisas planeadas, novidades”, esclarece.
O ordenamento do estacionamento de veículos, a proibição do trânsito automóvel e a nova sinalética nas Faias são medidas a adotar, ainda este ano, pela Câmara Municipal de Manteigas.