“Radar Social” de Manteigas já funciona na Junta de Santa Maria

Iniciou no dia 9 de setembro o projeto piloto “Radar Social”, em Manteigas, que irá funcionar na Junta de Santa Maria, imóvel arrendado pela Câmara Municipal para o efeito.

O projeto tem como objetivo identificar pessoas, grupos e famílias em situações de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social e irá funcionar em complementaridade com a rede social municipal.


A equipa é composta por três técnicos das áreas de serviço social (Sofia Caetano), gestão (Bruno Garcia) e psicologia (Fabiana Massano).

Numa primeira fase do projeto será realizada uma atualização do diagnóstico social, um plano de desenvolvimento social e plano de ação. Posteriormente irá executar-se a georreferenciação social do território e será posto em prática o plano de ação.

O projeto vai decorrer até março de 2026. Todas as verbas inerentes ao seu funcionamento são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência e resulta da aprovação da candidatura do Município de Manteigas.

O aluguer do espaço para o seu funcionamento, foi aprovado em reunião de Câmara Municipal e na altura, Flávio Massano, presidente da autarquia, salientou que o espaço na Junta de Freguesia de Santa Maria, que envolve o pagamento de uma renda mensal de 200 euros, foi escolhido pela sua centralidade, uma vez que permite que as pessoas facilmente ali se possam deslocar.

O espaço arrendado irá acolher, posteriormente o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) de Manteigas.

O projeto Radar Social desenvolve-se em todo o território e prevê a criação de 278 equipas técnicas multidisciplinares para implementação de projetos piloto, com a duração de 27 meses, de acordo com a dimensão populacional residente em cada concelho e a abrangência da intervenção, integradas nos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), da Rede Social, das Câmaras Municipais.