A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vão desenvolver trabalho conjunto que visa apoiar a transição para o mercado de trabalho de diplomados com deficiência. A parceria surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre as duas entidades e a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), esta quarta-feira, 4 de setembro.
A cooperação insere-se na criação da “Valor T IES”, rede destinada a contribuir para a empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior com deficiência, promovendo um trabalho de proximidade e colaboração entre a DGES, Instituições de Ensino Superior e a SCML, através da “Valor T”.
No âmbito do protocolo, a UBI e a SCML vão promover o acesso ao mercado de trabalho, junto de entidades empregadoras registadas na “Valor T”, realizar atividades formativas e pré-profissionais, estágios, estudos, projetos de inovação e de empreendedorismo.
Esta iniciativa insere-se na prossecução da missão da UBI, como refere o protocolo assinado pelo Reitor, Mário Raposo, onde é dito que que a academia “disponibiliza um conjunto de respostas específicas para estudantes e alumni com deficiência e dinamiza atividades de apoio à empregabilidade e desenvolvimento da carreira”.