A Universidade da Beira Interior (UBI) vai assinalar mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, nos dias 26 e 27 de setembro, na Covilhã.
O evento tem como objetivo “aproximar a ciência do público e despertar o interesse dos jovens por carreiras científicas” e inclui um “conjunto de atividades interativas e multidisciplinares, promovidas pelos docentes e investigadores da UBI”.
O arranque das atividades começa na quinta-feira, dia 26 de setembro, no Antiteatro da Goldra, com a “Sessão de Abertura”. A sessão conta com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo e da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro.
Ana Margarida Ferreira, docente do Departamento de Artes, vai apresentar o projeto “Mural da Sustentabilidade”, que visa reforçar “o compromisso da UBI com as questões ambientais e a promoção da sustentabilidade, enquanto estimula nas crianças o gosto pelas artes”.
Os jovens do ensino secundário vão ser convidados o tema da violência no namoro, no “Parlamento dos Jovens”, que vai acontecer no Anfiteatro da Goldra. Paralelamente, a Comissão de Igualdade da UBI vai ter patente a exposição “Igualdade em Números”.
No dia 27 de setembro vai decorrer, no Complexo Desportivo da UBI, o jogo “Eco-Heroes”. As escolas da região vão ser desafiadas a participar, enquanto os estudantes aprendem sobre questões relacionadas às alterações climáticas. “Eco-Heroes” consiste num tabuleiro de jogo em tamanho gigante, onde os alunos atuam como peões.
Decorre, em simultâneo, a “Feira da Ciência-UBI”, na qual docentes e investigadores da UBI vão promover diversas atividades práticas (“Hands-On Activities”) que permitem a interação do público com experiências científicas e projetos inovadores em desenvolvimento na universidade.
Ao longo dos dois dias, o Auditório da Biblioteca Central da UBI vai ser a sede da atividade “Sismos: antes, durante e depois”, organizada pela Biblioteca da UBI e pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, na qual “vão ser apresentados painéis, vídeos e simuladores para esclarecer questões sobre este fenómeno natural”.
O evento termina com a caminhada noturna “Luzes da Ciência”, agendada para dia 27, às 21:00, pelas ruas da Covilhã. Ao longo do percurso, investigadores da UBI vão dinamizar a discussão com o público sobre temas científicos de interesse comum. As inscrições não têm restrições etárias e podem ser feitas AQUI.