Fundão: Concurso Internacional de Coros com o maior registo de coralistas de sempre

A 5ª edição do Concurso Internacional de Coros decorreu, entre 2 e 6 de outubro, na cidade do Fundão e contou com a participação de 23 coros oriundos de Portugal, Alemanha, Hungria, Estónia e Roménia, ultrapassando os 900 coralistas, o maior registo desde a primeira edição em 2014, avança a Associação Cultural da Beira Interior, em nota de imprensa.

A abertura do evento decorreu no Hotel Alambique e contou com a presença do Coro Misto da Beira Interior e Coro Infantil da Beira Interior com o programa “We are Queen”, onde participaram alunos da Escola Serra da Gardunha, Escola EB 2/3 de Silvares, Escola Pêro da Covilhã e da ACBI, todos eles inseridos no projeto “Plante 1 Músico”.


No que respeita ao Festival, realizaram-se quatro concertos na Igreja Matriz do Fundão, um em Castelo Novo e outro em Alpedrinha.

Na parte competitiva, de salientar a Medalha de Prata conquistada pelo Orfeão de Castelo Branco e tendo como vencedor na Música Sacra o Kapellchor Unser Liebean Frauen Bremen da Alemanha, em Música Popular o Corul “Callatis” da Roménia, em Coros Juvenis o Jubilate Leánikar Budapest da Hungria e na Categoria A1 Coros Misto o Kammerkoor Helü da Estónia.

O Grande Prémio “Globalvia” foi conquistado pelo Jubilate Leánikar Budapest.

Estiveram presentes, a nível nacional, coros da Covilhã, Castelo Branco, Aveiro, Vila Nova de Gaia, Mealhada, S. João da Madeira, Santarém, Portalegre, Mira, Leiria, Vendas Novas, Ourém e Funchal. O Júri foi composto por Petra Nova (República Checa), Battista Pradal (Itália) e José Raimundo (Portugal), tendo Luís Cipriano como Diretor Artístico.

A organização esteve a cargo da Associação Cultural da Beira Interior, da alemã Meeting Music e da Câmara Municipal do Fundão. A próxima edição tem lugar em 2026.