4.º Encontro “Covilhã Social”: Ação Social como Pilar da Democracia

O Município da Covilhã realiza, amanhã, dia10 e na sexta-feira, o 4.º Encontro “Covilhã Social”, que vai ser dedicado ao tema da Ação Social como Pilar de Democracia” e que pretende contribuir para o debate de temas centrais no âmbito da ação social e reconhecer o valor social de todas as entidades deste setor.

Segundo o Município da Covilhã, em nota de imprensa, o 4º Encontro “Covilhã Social” é “centrado na reflexão e debate de matérias de importância da ação Social, da cidadania ativa e solidária e do desenvolvimento sustentável e inclusivo”.


O primeiro dia deste evento tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 09:00, e integra vários painéis de debate e análise, reunindo várias pessoas e entidades ligadas ao tema central.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara da Covilhã, Mário Raposo, Reitor da UBI, Sónia Almeida, Coordenadora Nacional das Garantia para a Infância, Nuno Almeida, Diretor Distrital da Segurança Social, e João Casteleiro, Presidente da Assembleia Municipal, são os convidados da sessão de abertura.

Para as 10:00 está marcado o primeiro painel, subordinado ao tema “Infância, 3.ª Idade, Cuidadores Informais, que terá moderação de Alcides Monteiro (Rede Europeia Anti Pobreza) e como oradores Sónia Almeida (Garantia para a Infância), Cristina Maximino (Câmara da Covilhã), Joana Carrilho da Silva (Referencial GovInt).

Segue-se um período de debate e a abertura da exposição “Covilhã Social”, com a participação das entidades sociais do Concelho.

“Boas Práticas Locais no Apoio às Pessoas com Deficiência” é o tema do painel que está marcado para as 14:30 e que vai contar com os contributos de Inês Pereira e Inês Branco (Câmara da Covilhã), António José Marques (APPACDM da Covilhã), Ângelo Barata (ADM Estela), numa conversa moderada por Sandra Fortuna (APPACDM).

Com moderação de Améria Augusto (UBI), a partir das 16:45, o tema em cima da mesa vai ser relacionado com as “Ações e Desafios: Acessibilidades e Inclusão”, tendo como oradores Joana Gorgueira (Associação Salvador), e Pedro Galveias (CERCI Águeda).

Às 18:15 é apresentado o projeto inclusivo da Câmara Municipal da Covilhã “Rendilhar o Debuxo” e a sessão de encerramento está marcada para as 18:30, com Amélia Augusto (UBI) e Regina Gouveia (CMC).

Já no dia 11, este evento passa para o Centro de Ativ’Idades, com a realização de várias oficinas artísticas destinadas ao público sénior do concelho, nomeadamente de têxteis, de música ou de sabão e rodilhas, entre outras.