Belmonte: Antiga Hidráulica será sede da Associação de Municípios da Cova da Beira. Projeto está pronto

A Associação de Municípios da Cova da Beira tem pronto o projeto de requalificação da antiga Hidráulica de Belmonte, edifício que está devoluto, e que foi cedido à Associação para esse efeito.

Carlos Santos, da Associação de Municípios da Cova da Beira apresentou esta manhã o projeto, na reunião pública da Câmara Municipal de Belmonte.


A obra está orçada em 450 mil euros, custeada na totalidade pela Associação.

Para além de requalificar o edificado existente, uma vez que o interior do imóvel não está acabado, o projeto prevê a construção de raiz de um acrescento com vista à sua ampliação.

Terá espaço para trabalhos dos técnicos da Associação, salas de reuniões, arquivo e auditório, entre outros espaços para o funcionamento do edifício, foi detalhado durante a apresentação.

A futura sede será autossuficiente, com painéis solares para alimentar todo o edifício e os carregadores elétricos para veículos que ali serão introduzidos.

“Um espaço que vai servir os interesses dos 13 municípios que integram a Associação de Municípios da Cova da Beira”, disse António Dias Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte.

“Bonito, prático e será recuperado um imóvel abandonado há uma série de anos, uma boa construção numa zona central de Belmonte”, disse.

Um imóvel foi cedido à Associação pela Câmara Municipal de Belmonte, sendo que no contrato de comodato se prevê que caso a Associação saia as mais valias revertem para o município.

Esta solução irá evitar que a Câmara pague a renda do espaço em que funciona atualmente a sede, precisou o autarca.