A Câmara Municipal da Covilhã foi distinguida com uma menção honrosa nos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques 2024, no âmbito da candidatura apresentada com o projeto “Covilhã Mobilidade – Um Sistema Sustentável para Vencer a Altitude”.
Os vencedores foram divulgados esta terça-feira, no primeiro dia da 10.ª edição do Portugal Smart Cities Summit, que está a decorrer na FIL, e que se dedica a divulgar e a promover as melhores práticas das cidades inteligentes e do futuro.
A receber a distinção, em representação do Município da Covilhã, esteve presente Hélio Fazendeiro, Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, que destaca a importância desta distinção, atribuída por um júri altamente conceituado.
Citado em nota de imprensa, Hélio Fazendeiro frisa que este é o reconhecimento de que a estratégia municipal na área da mobilidade está “no caminho certo”.
“É um prémio que aumenta a responsabilidade de continuarmos a inovar e a desenvolver políticas públicas e as diferentes vertentes deste projeto, que está assente num sistema multimodal que coloca os cidadãos como prioridade e integra vários meios (autocarros urbanos, estacionamento, elevadores, funiculares, bicicletas e trotinetes)”, aponta.
Hélio Fazendeiro destaca igualmente que, este sistema de mobilidade, visa permitir vencer a orografia própria de uma cidade de montanha de forma mais “sustentável, ecológica e económica”.
Com um júri presidido por Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS – Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa, os prémios são atribuídos nas categorias de neutralidade carbónica, mobilidade, espaço público, reabilitação urbana sustentável e inteligente, saúde e bem-estar e transformação digital.