Câmara da Covilhã homenageia 3 instituições e 12 personalidades no Dia da Cidade

Na tradicional cerimónia destinada a distinguir com medalhas de mérito personalidades e instituições do concelho, realizada a 20 de outubro, no aniversário da elevação da Covilhã a cidade, a Câmara Municipal da Covilhã vai entregar a medalha de mérito grau ouro a três instituições, reservando o grau prata para 12 personalidades.

Assim, receberão medalha de ouro a APPACDM da Covilhã; a Escola Pêro da Covilhã e a Casa da Covilhã em Lisboa.


Com o grau prata serão distinguidos:

Carlos Casteleiro, médico, professor universitário, empresário e político. É diretor do Serviço de Gastroenterologia da ULS Cova da Beira e diretor da Clínica Gastroenterológica da Covilhã.

Miguel Castelo Branco, médico, professor universitário e político. É médico especialista em medicina interna e medicina intensiva, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e foi, por mais do que uma vez, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira. Foi Presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.

Joaquim Matias, professor, político e dirigente associativo. Do seu percurso destaca-se uma longa experiência na vida autárquica, tendo sido vereador em permanência na Câmara Municipal da Covilhã em vários mandatos. É presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Jorge Torrão, foi quadro Técnico Superior do Inatel e Coordenador Desportivo para o Distrito de Castelo Branco, tem uma forte ligação ao desporto e às associações. Foi Vereador da Câmara da Covilhã.

António Correa de Sá, engenheiro de Minas pelo Instituto Superior Técnico, com atividade profissional ligada à indústria extrativa e exercida em vários países. É administrador executivo das Minas da Panasqueira.

Major-General Rui Tendeiro, natural da Covilhã, é piloto aviador, sendo atualmente comandante Operacional da Madeira. Na sua vida profissional foi piloto de esquadra e oficial de operações com profunda ligação à NATO.

Manuel Carrola (título póstumo), conhecido dirigente sindical, que iniciou a luta sindical em plena ditadura. Foi dirigente e presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Fiscal do Sindicato Têxtil da Beira Baixa e membro da União de Sindicatos de Castelo Branco.

José de Lemos (título póstumo), foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Lanifícios e foi um dos obreiros da greve dos mil escudos. Foi um resistente antifascista e combateu a ditadura fascista de Salazar e Caetano e, após o 25 de Abril, integrou a Comissão Administrativa da Câmara da Covilhã. Eleito pela CDU, foi vereador entre 1998 e 2001.

Brito Rocha, licenciado em Farmácia e especialista em Análises Clínicas e análises Químico-Biológicas. É proprietário da Farmácia Carvalhense e Presidente da direção do Lar de São José. Está envolvido em inúmeros projetos e desempenhou funções relevantes como diretor de Serviço de Análise de Águas nos serviços Municipalizados da Covilhã, Diretor de Serviço de Análises Clínicas do então Hospital Distrital da Covilhã.

Rui Lourenço, empresário que criou a Residencial Santa Eufémia e a empresa Construções Lourenço Lda., que construiu centenas de casas na Covilhã e Algarve, bem como o edifício do Centro Comercial do Sporting ou o Hotel Dona Maria.

José Curto Pereirinha (título póstumo), formado em Gestão de empresas pela UBI, exerceu funções em várias empresas e foi administrador das Águas da Covilhã. Foi eleito na Assembleia Municipal da Covilhã. Antigo membro do executivo da Junta de Freguesia de Peraboa. Foi presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Integrou os órgãos diretivos de diversas associações e, também, do Centro Social do Divino Espírito Santo, em Peraboa.

Luís Patrão (título póstumo), nascido na Covilhã e licenciado em Direito, Luís Patrão foi Presidente do Turismo de Portugal, chefe de gabinete de dois primeiros-ministros, António Guterres e José Sócrates, deputado, secretário de Estado e era membro da comissão permanente do PS.

A cerimónia de homenagem está marcada para as 15:00, no dia 20 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã.