Casegas: Parque infantil é “mais-valia” para o Parque da Ribeira

O Parque da Ribeira, ex-libris de Casegas, conta com um novo parque infantil que integra a rede de estruturas que a Câmara Municipal da Covilhã está a criar, e que “é uma mais-valia para o espaço”, disse o presidente da Junta

Cesar Craveiro, presidente da União de Freguesias de Casegas e Ourondo, sublinhou que o parque, “instalado na sala de visitas da aldeia”, chega “numa altura em que já há crianças para desfrutarem dele”, recordando o envelhecimento da população e agradecendo aos casais jovens que ali se fixam, incluindo alguns emigrantes que regressam.


“O parque infantil que hoje inauguramos vem numa altura em que temos crianças para dele usufruir e desfrutar, e ao localizá-lo à entrada da aldeia, naquela que nós consideramos a nossa sala de visitas, é também uma mais-valia”.

Cesar Craveiro aproveitou para reivindicar uma estrutura idêntica para o Ourondo.

“Falta-nos agora, senhor Presidente, um novo parque infantil no Ourondo, porque o que lá existe há muito que não reúne as condições mínimas de segurança”, disse.

O parque representa “um investimento superior a 22 mil e 700 euros” e integra a rede de parques criada pela CMC, renovando e colocando novos parques na cidade e em freguesias do concelho, num investimento global de 570 mil euros, sublinhou o presidente da Câmara, Vítor Pereira, que, na inauguração respondeu positivamente à reivindicação de um parque no Ourondo.

“Eu ouvi a justa reivindicação de mais um parque infantil para o Ourondo, pois é claro que temos que ir ao encontro desta justíssima pretensão, faz todo o sentido, as crianças do Ourondo também precisam de um parque, vamos meter mãos à obra para que tal aconteça o mais rapidamente possível”, disse.

Cesar Craveiro especificou que o Parque da Ribeira, local onde agora se insere o Parque Infantil tem sido alvo de sucessivos investimentos da Junta e Freguesia ao longo do tempo, sendo que nos últimos anos teve investimentos na ordem dos 90 mil euros, entre requalificação de muros, sanitários e iluminação com energia solar.

Para o futuro o presidente de Junta reivindica um Pontão Pedonal para ligar as duas margens da ribeira.

Uma estrutura que já tem projeto entregue nos serviços de obras e planeamento da autarquia e já tem pareceres positivos das diversas entidades.

O autarca frisa que servirá para incentivar a prática de caminhadas da população.

“Irá certamente transformar a dinâmica das áreas disponíveis em ambas as margens, facilitando o acesso e a mobilidade para a prática de atividades físicas, como caminhadas, e incentivando as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre e a adotarem um estilo de vida mais ativo”, disse.

A inauguração do espaço decorreu no sábado, dia 19, inserida nas comemorações dos 154 anos de elevação da Covilhã a cidade.