Centro 2030 abre sete concursos no valor de 21 milhões de euros

O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu sete concursos, com uma dotação de 21 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar micro e pequenas empresas. Vão ser apoiados projetos de investimento de pequena dimensão para a criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade, enquadrados nos investimentos territoriais integrados (ITI), geridos pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) da região Centro. 

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em nota de imprensa, o Sistema de Incentivos de Base Territorial tem como principal objetivo “apoiar projetos que promovam o emprego e a modernização e resiliência das economias locais”.


Podem candidatar-se, a estes sete concursos, projetos para criação de micro e pequenas empresas e projetos de expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, com pelo menos cinco anos de atividade, designadamente através do aumento de produção, integração em cadeias de valor e expansão de redes empresariais ou outros projetos de ganhos de escala.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão Diretiva do Centro 2030, citada em nota de imprensa, explica que “estes apoios vêm complementar os instrumentos de apoio ao investimento empresarial, agora dirigidos a projetos de pequena escala, mas que são relevantes para as estratégias de desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais, pelo seu impacto em setores e cadeias de valor prioritários para as economias locais e para o emprego”.

Os avisos de concursos estão publicados no website do Programa Centro 2030 e pode consultá-los AQUI.