Cortes do meio apresenta amanhã, dia 4, o projeto do Espaço Cooperativa Cowork @Aldeias de Montanha, que prevê um novo espaço colaborativo na aldeia.
A rede conta já com quatro espaços desta natureza, nomeadamente em Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Videmonte (Guarda), Lapa dos Dinheiros (Seia) e Alpedrinha (Fundão) e em projeto estão Cortes de Meio (Covilhã), Folgosinho (Gouveia), Rapa (Celorico da Beira) e Algodres (Fornos de Algodres).
A apresentação será às 18h00 na sede da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, dia que se iniciam as celebrações da Festa “Pastores – Tradições um Povo”.
O Espaço Cooperativa Cowork @Aldeias de Montanha – Cortes do Meio, resulta de uma combinação de esforços e sinergias entre a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, Junta de Freguesia de Cortes do Meio e Município da Covilhã, e tem como propósito revitalizar um pequeno edifício da aldeia, na rua do Forno, e transformá-lo “num espaço de trabalho colaborativo, inovador e sustentável”.
O espaço onde irá funcionar o cowork é um local abandonado, sem qualquer função social ativa” e da sua reconfiguração resultará “mais que um simples local de trabalho”.
Para Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio “disponibilizar um espaço de trabalho na aldeia, é uma forma de desafiar as noções convencionais, quer da aldeia quer do trabalho remoto. Aqui, a tranquilidade da natureza encontra-se com a conectividade do mundo digital, proporcionando um ambiente de trabalho ideal para aqueles que procuram o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”.
Já Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã frisa que “este projeto vem reforçar o posicionamento do concelho enquanto destino atrativo que conjuga duas realidades únicas: a energia vibrante e cosmopolita da cidade com a tranquilidade e autenticidade da serra e das suas aldeias. Na Covilhã, a diversidade é a sua maior riqueza. Do urbano ao rural, a ambição do Município passa pela construção de um futuro mais sustentável onde as duas dimensões coexistem e se complementam”.
José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, citado na nota de imprensa dá conta que a instituição tem “esta ambição e um querer arreigado para que este novo espaço seja, à semelhança de outros coworks já existentes, um hub dinamizador de comunidades criativas e de trabalho colaborativo entre os seus utilizadores. Sabemos que quem procura os espaços da Cooperativa Cowork @Aldeias de Montanha vem em busca de uma alternativa à azáfama e à relativa entropia do meio urbano. Este novo cowork será mais um espaço de transição, de transformação, de futuro e de criação de vontades que podem contribuir para o fortalecimento do tecido social das comunidades”.
O projeto, assente nos conceitos da economia circular e do design km 0, e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 15, prevê a reutilização de materiais e a criação de móveis e elementos decorativos a partir de peças em fim de ciclo. “Através da parceria com artesãos e empresas locais, será possível criar um espaço único e autêntico, que materializa a identidade cultural do território, com grande destaque para a lã da serra da Estrela”.
Com este projeto, a rede de Aldeias de Montanha reafirma o seu compromisso na promoção do desenvolvimento sustentável e na revitalização social das comunidades das Aldeias de Montanha.