Covilhã: Investimento superior a 1,4 milhões melhora acessibilidades no Sul do concelho

As acessibilidades no Sul do concelho da Covilhã estiveram em destaque na manhã de sábado, dia 19 de outubro, quando a Câmara Municipal promoveu uma visita a intervenções em estradas naquela zona, no âmbito das comemorações dos 154 anos da elevação da Covilhã a cidade.

Estiveram em destaque a estrada desde o Ourondinho à ponte do Paul, o troço entre a Rua da Sobreira, dentro do Ourondo, e o cruzamento que dá acesso às Minas da Panasqueira, e com especial atenção, o troço da EM 511entre o Ourondo-Casegas, que apresentava condições de degradação acentuada há muito tempo.


As obras, com um valor global de 1 milhão e 400 mil euros, foram destacadas pelo presidente da Câmara, que sublinhou a importância dessas intervenções para a melhoria das acessibilidades.

“Esperaram demasiado tempo pela requalificação”, afirmou o autarca, referindo-se à ligação Ourondo-Casegas, que comemorava naquele dia 77 anos desde a sua abertura ao trânsito.

“A estrada foi-se degradando e estava em estado crítico; era uma urgência repará-la”, acrescentou.

César Craveiro, presidente da União de Freguesias de Casegas e Ourondo, destacou que há mais de 40 anos a única manutenção feita na estrada consistia em tapar buracos.

“Até há pouco tempo, era a estrada mais degradada do concelho”, afirmou, reivindicando também a requalificação do troço entre Casegas e Sobral de São Miguel, salientando que a partir daí possibilita a ligação, nas Pedras Lavradas, a Coimbra e Viseu.

Essa obra foi igualmente reivindicada durante uma manifestação organizada por moradores de Sobral de São Miguel, um gesto que César Craveiro aplaudiu.

A autarquia anunciou que continuará a monitorar as condições das vias e planeja novas intervenções em locais que ainda necessitam de melhorias. “Continuamos com persistência e vontade a agir e executar, hoje centrando as atenções em vias e parques infantis”, concluiu o presidente.