A DeepNeuronic, uma startup covilhanense especializada em soluções de Inteligência Artificial (IA), estabeleceu uma parceria com o Porto de Lisboa, no âmbito da sua estratégia de modernização e digitalização. Esta colaboração insere-se nos esforços do Porto de Lisboa para integrar tecnologias de ponta, otimizando a segurança e a eficiência das suas operações através de monitorização inteligente e proativa.
Através desta parceria, a DeepNeuronic vai aplicar as suas soluções avançadas de IA no ambiente portuário, contribuindo para operações mais seguras e eficientes. “Este é um marco relevante na trajetória da startup, alinhando-se com os objetivos estratégicos da Administração do Porto de Lisboa (APL) de se tornar um «porto mais verde» e tecnologicamente evoluído”, avança a DeepNeuronic, em nota de imprensa.
Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração da APL com o pelouro de estratégia e inovação, sublinha que “esta colaboração é um passo fundamental para consolidar a inovação no Porto de Lisboa, e há já planos para estender este modelo ao Porto de Setúbal, criando um ecossistema de inovação conjunto”.
A DeepNeuronic foi uma das três startups vencedoras da primeira edição do TagusInnov, um programa de inovação promovido pela APL em parceria com o Forum Oceano, que teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e inovação no setor portuário.
Para a startup covilhanense, “este reconhecimento reforça o papel da DeepNeuronic na transformação digital das infraestruturas portuárias em Portugal”.