O encerramento do último balcão bancário no Bairro da Estação e da caixa multibanco, no dia 7 de Dezembro de 2023, continua a penalizar os moradores desta zona da cidade, principalmente os mais idosos e fragilizados. O Grupo de Moradores do Bairro da Estação aprovou uma proposta de resolução no passado sábado, dia 19 de outubro, numa reunião realizada na Biblioteca Municipal da Covilhã.
O edifício da Junta de Freguesia de Covilhã e Canhoso é o local apresentado pelo Grupo de Moradores do Bairro da Estação como “alternativa adequada e viável” para a instalação da caixa de multibanco.
“A CDU, através do eleito da Junta de Freguesia da Covilhã e Canhoso, apela à junta de freguesia para que disponibilize no seu edifício sede, um espaço para a instalação de um terminal multibanco, informando as entidades bancárias desta vontade”, afirma Miguel Fiadeiro.
Miguel Fiadeiro, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Covilhã e Canhoso, destaca que “está quase a fazer um ano em que esta zona está privada deste serviço, um serviço importantíssimo” e fundamental para as pessoas do bairro.
“Em contacto com toda a população, verificámos que esta necessidade é premente. Estamos a falar de gente que não tem acesso a estes serviços bancários, gente fragilizada e isto é um serviço fundamental que tem de ser garantido à população”, disse.
Para além da penalização dos próprios moradores, também a economia local, o pequeno comércio e as empresas estão a ser gravemente penalizados, pois “deixaram de ter um serviço importante de apoio à sua atividade”.
“Aquilo que nós temos ouvido de quem aqui tem o seu pequeno negócio é que, para além do estacionamento tarifado, às vezes as pessoas não têm dinheiro no bolso e não param para comprar o café, para comprar o jornal, a revista, o pão, aquilo que for. Não param, vão embora”, explica Jorge Fael.
Miguel Fiadeiro afirma que este é um tema recorrente nas Assembleias de Freguesia e que a resposta dada passa por “promessas, promessas, promessas”, mas que não tem avançado e, como tal, são necessárias outras “medidas de luta”.
“Em todas as Assembleias de Freguesia, desde que esta zona se viu privada do serviço de multibanco, esta situação foi sempre colocada ao senhor presidente e, como viram das respostas, ficaram sempre promessas”, garante.
Jorge Fael acrescenta que a presença de dezenas de moradores que acorreram à reunião “era muito importante que se fizesse sentir na próxima Assembleia de Freguesia”.
O Grupo de Moradores do Bairro da Estação garante que vai prosseguir a luta, uma vez que “o bairro não pode ficar fora de serviço” e encarrega-se de entregar a proposta de resolução à Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal.