FDI Portugal continua luta por pista de gelo com dimensões olímpicas  

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal continua a lutar para conseguir uma pista de gelo de dimensões olímpicas, que lhe permita desenvolver cada vez mais modalidades e organizar eventos nacionais e internacionais.

Durante o jantar de gala realizado no sábado, em que foram galardoados, entre outros, os atletas campeões nacionais na época 2023/2024, Pedro Flávio, presidente da Federação, apelou ao Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, apoios para concretizar esta infraestrutura.


“Todos nos congratulados com as duas medalhas conseguidas nos Jogos Olímpicos de Paris no ciclismo de pista, estas conquistas não teriam sido possíveis, sem o investimento no velódromo de Anadia, há 15 anos atrás. É isso que queremos fazer, construir uma infraestrutura de excelência para que daqui a alguns anos possamos também fazer história. Sr. Secretário de Estado, conhece muito bem o desporto, e sabe o que precisamos”.

Pedro Flávio salienta que a Federação, “precisa, acima de tudo, de infraestruturas” sublinhando que, esta em concreto, permite o desenvolvimento de modalidades como o hóquei no gelo, patinagem artística e de velocidade short track, bem como a realização de competições e eventos internacionais”.

Atualmente a Federação representa 12 modalidades de 8 federações internacionais, mais uma que no ano passado, anunciando que na próxima época irá desenvolver uma nova modalidade: o biatle, que incluiu tiro e esqui.

“Iremos já começar a desenvolver a modalidade com a realização de dois eventos de introdução, um no Algarve e outro aqui na Covilhã”, disse, durante a gala em que a Federação “celebrou as conquistas da época passada, mas também, olhou para a futura”, apontou.

Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, que esteve presente no jantar de gala, no discurso de circunstância, apesar de reconhecer a importância da infraestrutura e o trabalho desenvolvido pela Federação, deu conta que nesta altura, só se pode comprometer com “disponibilidade para ajudar a encontrar soluções”.

“O desafio que o Pedro Flávio e a sua equipa estão há algum tempo a preparar, é um desafio em grande e com aquilo que podem contar da minha parte, quer como membro do Governo, quer em termos pessoais, é a total disponibilidade para vos ajudar a encontrar soluções”. Aquilo que vocês estão prestes a conseguir concretizar, que é um sonho, vai contribuir seguramente para conseguir os vossos objetivos. Este é o compromisso, não me posso comprometer com mais nada. Gostaria muito de vos poder dizer outra coisa hoje”, sublinhou o Governante, que foi aluno da UBI, momento da vida que também recordou na sua intervenção.

Para além de galardoar os campeões nacionais da época passada a Federação de Desportos de Inverno de Portugal distinguiu como atletas do ano:

Ricardo Brancal em esqui alpino; Mariana Cabrita em esqui de fundo; Adele Vankerschaver em snowboard; Jayla do Rosário Bonaiuti em hóquei no gelo; Christopher Ribau em curlig; Jéssica Rodrigues em patinagem de velocidade no gelo e Abdel Larrinaga em bobsleigh.

Os prémios especiais foram:

Treinador do ano: Paulo Batista; equipa do ano: Seleção Nacional de Hóquei no Gelo; clube do ano: Hóquei Clube do Porto; clube revelação do ano: Clube desportivo e recreativo dos Prazeres; pai/mãe do ano: Dirk Vankerschaver (Pai da Adele – Atleta de Snowboard); prémio época desportiva: Equipa do Projeto P.A.I.S. e personalidade do ano: José Manuel Constantino (a título póstumo).