Fundão: Dia da Democracia com iniciativas para sensibilizar estudantes da região

O Fundão vai acolher na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, entre as 10:00 e as 12:00, o Dia Nacional da Democracia, uma iniciativa dirigida a estudantes do 12.º ano de escolaridade, organizada pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), pelo Município do Fundão e pelo Agrupamento de Escolas do Fundão.

O Dia Nacional da Democracia tem como objetivo “sensibilizar os jovens para as questões da cidadania e da importância da Democracia, promovendo uma participação cívica assente no espírito crítico, na diversidade e na livre expressão de ideias e de opiniões”.


A abertura do Dia Nacional da Democracia está agendada para as 10:00 e vai contar com a participação de Luís Marques Mendes, Álvaro Beleza (Presidente da SEDES), Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão) e Nuno Carrapatoso (Coordenador da Academia SEDES), numa conversa que vai ser também uma “aula de democracia”, avança o Município do Fundão, em nota de imprensa.

Paulo Fernandes entende como “muito importantes todas as iniciativas que contribuam para o esclarecimento dos mais jovens acerca das questões relacionadas com a democracia e a sua importância para a construção de uma sociedade mais coesa e livre, onde a diversidade de pessoas e de opiniões seja o denominador comum. Isto é tão mais importante numa altura em que, um pouco por todo o lado, vemos a desinformação ganhar terreno e aumentar o desencanto e o afastamento face aos valores da democracia e da política, trazendo à tona o canto da sereia populista. Numa altura em que assistimos ao vacilar da democracia, o nosso compromisso com os seus valores deve ser ainda maior, sempre com a consciência de que, tal como diria Goethe, a democracia não corre, mas chega segura aos seus objetivos”, afirma o Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Para Joaquim Guedes, “a democracia é um bem cada vez mais precioso, que temos de preservar e de valorizar numa sociedade que garanta a sua construção com a participação ativa dos seus cidadãos, respeitando os direitos humanos, a igualdade de oportunidades e a liberdade de expressão. Esta atividade insere-se nos conteúdos transversais da cidadania e desenvolvimento, pretendendo-se destacar a relevância da democracia e, simultaneamente, incentivar os alunos da nossa região a assumirem um papel imprescindível, quer no fortalecimento das instituições democráticas, quer no desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, diz o Diretor do Agrupamento de Escolas do Fundão.

Sobre o Dia Nacional da Democracia, Ricardo Ambrósio, Presidente da SEDES Beira Baixa, refere que “desejamos incentivar a uma cidadania ativa, tendo sempre presente os princípios e valores da liberdade e da democracia. Procuramos despertar o interesse dos alunos na valorização das suas personalidades e do seu futuro. Queremos que estudem, obtenham informação e ganhem confiança, a fim de alcançarem o melhor futuro nas suas carreiras”, assegura.

O Dia da Democracia realiza-se no Centro de Negócios e Serviços e vão presentes mais de 800 alunos do Agrupamento de Escolas do Fundão, da Escola Profissional do Fundão, do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, da Escola Secundária Campos Melo, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Escola Profissional de Artes da Covilhã, da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira.