O Município do Fundão iniciou conversações com a Fundação Serralves para desenvolver as indústrias criativas, avançou ontem, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão.
“Nós temos, neste momento, um programa que iniciámos na área das indústrias criativas ligadas às artes digitais. Artes digitais é uma linha de arte contemporânea hoje muito na berra. Nós queremos ser um dos centros das artes digitais e fomos falar com Serralves para poder haver conexão para podermos desenvolver mais as artes digitais, sendo o município beneficiário disso, tendo em vista o programa que desenvolvemos dentro das indústrias criativas”, afirma.
Para além do desenvolvimento das indústrias criativas, Paulo Fernandes também quer dar continuidade ao programa do projeto piloto de Inteligência Artificial, para crianças a partir dos 8 anos, e criar desafios, aplicando esta tecnologia à área da artes e à área da sustentabilidade, “duas vertentes muito relevantes na Fundação Serralves”.
“Nós queremos é que nos ajudem a desenvolver conteúdos de base de criem desafios para depois conseguirem, nas escolas, com a utilização da Inteligência Artificial, criar soluções. E para essas bases é preciso massa crítica pensadora que nos ajude a desenvolver tipos de projetos que depois as nossas crianças, juntamente com os monitores, as possam executar”, explica.