A Mistaker Maker promove, a partir do trabalho da bióloga e artista Ana Pêgo, o projeto “Plasticus maritimus vs Plasticus serranitus”, um conjunto de ações que visam sensibilizar para o problema da presença de plásticos na Serra da Estrela. A iniciativa começa a 27 de outubro e prolonga-se até finais de novembro.
Este programa alargado de sensibilização para a preservação da Serra da Estrela é destinado a todas as idades e “desdobra-se em inúmeras atividades”, entre elas caminhadas e ações de plogging (recolha de lixo), exposições, oficinas para crianças, ações de formação, visitas guiadas e sessões de cinema para os mais novos.
No domingo, dia 27 de outubro, realiza-se uma caminhada e ação de plogging, com ponto de encontro na Torre, às 9:30. Os interessados têm à sua disposição um transporte com percurso Covilhã – Torre – Covilhã, com saída da Praça do Município às 8:30. A caminhada tem um percurso de 2 km, estando classificada com um nível de dificuldade baixo. A organização aconselha os participantes a levar calçado apropriado a caminhada de montanha, luvas e roupa adequada às condições meteorológicas previstas para o dia, bem como água e reforço alimentar. No final vai ser oferecido um lanche a todos os participantes. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória até dia 25 de outubro, às 20:00. Pode inscrever-se AQUI.
O lixo recolhido nesta caminhada vai servir de matéria-prima para a exposição que Ana Pêgo vai montar n’A Tentadora (Rua Alexandre Herculano, 21, Covilhã) entre os dias 9 e 30 de novembro.
A inauguração, com presença da bióloga e artista, está marcada para 9 de novembro, às 15:30. A exposição encerra no dia 30 de novembro, às 15:30, com a presença de investigadoras do EcoLab Estrela, que vai apresentar os resultados de um estudo que realizaram sobre a presença de microplásticos nas lagoas da Serra da Estrela.
Ainda no dia 9 de novembro, às 10:00, no Centro de Inovação Cultural, ao lado do Teatro Municipal da Covilhã, Ana Pêgo vai orientar uma oficina direcionada a crianças entre os 10 e os 15 anos. A participação tem um custo de cinco euros e pode inscrever-se AQUI.
No dia seguinte, 10 de novembro, entre as 10:00 e as 17:30 acontece uma ação de formação/capacitação para professores e educadores, na qual Ana Pêgo vai transmitir inúmeras sugestões para estes trabalharem em contexto de sala de aula. Esta ação decorre no edifício do Centro de Inovação Cultural, tem um custo de 10 euros e requer inscrição AQUI.
Nos dias 13, 20 e 27 de novembro, quartas-feiras, vão decorrer visitas guiadas à exposição para as escolas, tendo por objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a preservação ambiental do nosso território. As visitas são gratuitas, mas necessitam inscrição obrigatória através do e-mail loja@tentadora.pt.
Por fim, ambicionando alargar esta ação de sensibilização por toda a comunidade escolar e fazendo uso de maior variedade de disciplinas artísticas, o projeto “Plasticus Maritimus vs Plasticus Serranitus” traz até à Covilhã, nos dias 12 e 13 de novembro, o Cinema Insuflável. Montado na Praça do Município, junto à Igreja da Misericórdia, vão ser projetados, para o público infantil, filmes, no formato curta-metragem, sobre o tema da sustentabilidade, em específico a problemática dos plásticos. Esta atividade é de acesso gratuito mas requer inscrição obrigatória para o e-mail info@mistakermaker.org.
A iniciativa é organizada pela Mistaker Maker e cofinanciada pelo Município da Covilhã e integra a programação da Covilhã Creative Week.