Roteiro da Economia Circular na Região Centro passa hoje pela Resiestrela

No âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) passa hoje, a partir das 14:30, pela RESIESTRELA.

A Resiestrela é uma das entidades que, em 2023, subscreveu o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido o compromisso de promover, até junho de 2025, a retoma de resíduos valorizáveis (6 279 ton.) e a produção de energia a partir de resíduos (6 614 298KW).


De acordo com nota de imprensa, este roteiro, inserido no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, “visa promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região”. A edição deste ano abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades.

As Beiras e Serra da Estrela foi uma das sub-regiões que registou maior número de subscritores da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro: nove municípios, seis associações, quatro empresas, duas instituições particulares de solidariedade social, uma universidade e a comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Entre os subscritores do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro estão a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, a Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Silvares, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão, a Câmara Municipal da Guarda, a Câmara Municipal de Belmonte, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a Câmara Municipal de Gouveia, a Câmara Municipal de Manteigas, a Câmara Municipal de Sabugal, a Câmara Municipal de Seia, a Câmara Municipal do Fundão, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, a RESIESTRELA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, os Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, The Danyalgil Company, a Universidade da Beira Interior, a WD RETAIL – Soluções para Ponto de Venda, Lda. e a Yellowtree Unipessoal, Lda.

No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 49 ações de economia circular que incidem em estratégias bastante diversificadas de circularidade que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.

Pode consultar o roteiro e realizar inscrições para as visitas AQUI.