A Voltalia vai investir 26 milhões de euros num conjunto de dois projetos de produção de hidrogénio verde em Portugal, um próximo do Carregado e outro na região da Covilhã, avança o ECO/Capital Verde.
Estes projetos de produção de hidrogénio verde englobam a construção de duas centrais, nas quais a eletrólise da água vai ser alimentada por fontes 100% renováveis, como energia fotovoltaica e eólica. Também o fornecimento de água vai passar a ser feito com águas residuais tratadas. O hidrogénio gerado, durante o processo, vai ser armazenado, injetado na rede nacional e, mais tarde, distribuído pelos clientes. O ECO/Capital Verde avança que a o ritmo de produção pode rondar os 200 quilos por hora e por central.
João Amaral, country manager da Voltalia Portugal, em declarações ao ECO/Capital Verde, afirma que “o hidrogénio que vamos gerar será essencial tanto para o mercado industrial quanto para a mobilidade sustentável”.
Os projetos do Carregado e da Covilhã fazem parte dos 22 que foram selecionados pelo Fundo Ambiental, no âmbito de um aviso de 83 milhões de euros. Deste montante total, 13 milhões de euros vão ser divididos por estes dois projetos.
Os projetos têm previsão para estar concluídos até ao final de 2026.