Penhas da Saúde: Edifício onde funciona GNR de Montanha foi vendido. Posto não está em risco

O edifício onde funciona o Posto da GNR de Montanha, nas Penhas da Saúde, foi vendido, mas o seu funcionamento não está em risco, assegurou hoje Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na reunião do executivo.

O tema foi introduzido na reunião pelo vereador Pedro Farromba (Juntos Fazemos Melhor), que, tendo conhecimento da transação, pediu um ponto de situação a Vítor Pereira.


O autarca explicou que já reuniu com os novos proprietários, detalhando que estes asseguram que o rés-do-chão, onde atualmente funcionam os serviços do posto como atendimento, depósito de armas e outros, continuará a ser utilizado.

A dúvida prende-se com as quatro frações superiores, onde por vezes os guardas pernoitavam e que agora não estarão disponíveis. O autarca salienta que estão a ser procuradas soluções, nomeadamente, junto da Pousada Juventude.

Vítor Pereira também explicou que, fruto de um protocolo, não havia pagamento sobre a utilização do espaço à Turistrela, sendo que a Câmara da Covilhã pagava a luz e água.

Uma situação que agora terá que ser negociada com o Ministério da Administração Interna, que tem esta responsabilidade.

“Temos que ver qual é a melhor forma, há uma responsabilidade que não é camarária, é do Ministério da Administração Interna. Obviamente que a Câmara também não enjeita a sua responsabilidade em termos de magistratura de influência e compromisso para apoiar a manutenção do posto naquele sítio e é isso que iremos fazer”, disse.

Vítor Pereira sublinha que teve no dia 14 a primeira reunião sobre esta matéria com os novos proprietários, irá agora falar com os responsáveis pelo Ministério da Administração Interna, por forma a “repartir responsabilidades”, caso o Ministério não as assuma na totalidade, “como é sua obrigação”, vincou.