Biblioteca da UBI com exposições, conferências e homenagem em novembro

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber, ao longo do mês de novembro, várias exposições e conferências e, ainda, uma homenagem.

A sala de leitura da Biblioteca Central da UBI acolhe, durante todo o mês, a exposição “ins·pi·ra”, da artista covilhanense Vera Marques da Costa. A exposição está aberta ao público, é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 20:00.


Para além da exposição “ins·pi·ra”, a Biblioteca também vai acolher, durante o mês de novembro, a exposição de fotografia “Photowalking Covilhã: fotografias em pinhole”. Esta exposição é o resultado do workshop “Photowalking Covilhã”, criado por Luana Lobato, aluna do Doutoramento em Média-Artes da UBI. Este workshop “originou uma narrativa visual única, composta por imagens urbanas e paisagens a preto e branco, que realçam o caráter intemporal e poético da fotografia artesanal”.

Depois de estar patente, durante o mês de outubro, na Biblioteca Central da UBI, a exposição “As Primeiras Horas de Liberdade registadas pelo Jornal do Fundão” vai estar em novembro na Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 20:00. A entrada é gratuita e aberta ao público.

“Metonímias da poesia camoniana: da agreste avena à tuba canora e belicosa” é o título da 5.ª Conferência de Releituras de Camões, parte de um ciclo de 10 conferências que assinalam os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Esta conferência vai ter lugar no dia 21 de novembro, às 16:00, no Auditório da Biblioteca da UBI e vai ser proferida por Henrique Manso, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI. O evento é aberto a todos os interessados.

Ainda no mês de novembro, a Biblioteca da UBI acolhe a exposição itinerante “Guardiões da Biodiversidade”, organizada pela Associação Guardiões da Serra da Estrela. A exposição encerra a sua itinerância na Biblioteca Central, junto à portaria, e vai estar patente de 4 a 15 de novembro. Aberta ao público em geral, a exposição tem como objetivo “reforçar a ligação das comunidades ao património ambiental, destacando a diversidade de espécies e biótopos”. A mostra vai estar acessível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Para terminar o programa do mês de novembro, no dia 28, José António Pinho vai ser homenageado pela Biblioteca da UBI, em parceria com amigos e a Âncora Editora, em “reconhecimento do seu contributo significativo para a vida cultural da Covilhã”. A cerimónia vai acontecer no Auditório da Biblioteca da UBI, às 14:00, com a presença de Mário Raposo, Reitor da UBI, Vítor Pereira, Presidente da Câmara da Covilhã, e Luís Pires, Diretor da Biblioteca. Durante o evento, amigos e convidados vão partilhar testemunhos sobre as várias facetas da vida de José António Pinho, “realçando o impacto das suas ideias e o papel que desempenhou junto da comunidade”. Entre os oradores estão Graça Sardinha, João Casteleiro, Vítor Pinho e Fernando Paulouro. O evento vai contar, ainda, com um momento musical e termina com as palavras do homenageado, seguido de corte do bolo.