O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO organizam, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, o Fórum Turismo Industrial: A Lã na Paisagem da Serra da Estrela. Este evento, inserido no projeto Rota da Lã EDUCA e financiado pelo Programa Transformar Turismo, visa “fomentar um diálogo abrangente e relacionar um património natural, cultural e identitário com a sustentabilidade e o turismo industrial na região da Serra da Estrela”.
Segundo a organização, a programação do Fórum vai reunir representantes de instituições, empresas, especialistas e público em geral com o objetivo de “refletir sobre o papel da lã na construção da paisagem e como este recurso pode promover um turismo sustentável e inovador”. Estruturado em sessões temáticas e visitas de campo, o evento “explora o potencial da lã, um recurso natural e cultural da Serra da Estrela, como fio condutor para experiências turísticas autênticas, dinamizando a economia local e reforçando a ligação entre história, território e indústria viva”.
No dia 30 de novembro, o Fórum acolhe diversas sessões e painéis dedicados aos principais temas do património laneiro e do turismo industrial. O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, vai dar início ao Fórum com uma palestra, por volta das 10:00, seguida por três sessões de discussão.
Com uma abordagem multidisciplinar, as sessões abordam as tradições e práticas ligadas à lã, que moldam a paisagem natural, a identidade cultural e socioeconómica da região. Exploram, ainda, como este legado se articula com a recuperação sustentável da região após incêndio, num contexto em que coexistem indústrias ativas e inovação nos saberes tradicionais. O Fórum examina também o impacto do setor têxtil e do design como motores de desenvolvimento sustentável, valorizando o turismo, o património cultural e a indústria. Por fim, vai ser discutida a relação dialética entre o turismo e a indústria viva, destacando como estas áreas se complementam para fortalecer a identidade local, dinamizar negócios e fomentar um turismo autêntico na região.
Para fechar o primeiro dia do evento, vai ser realizada uma visita à Real Fábrica Veiga, centro de interpretação da Rota da Lã Translana, comentada pela fundadora do Museu de Lanifícios, Elisa Calado Pinheiro, que vai partilhar a história dos lanifícios na região da Serra da Estrela.
A programação inclui, ainda, visitas a espaços culturais e naturais diversos.
No dia 1 de dezembro, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o New Hand Lab e interpretar alguns dos locais mais emblemáticos da paisagem da Serra da Estrela, numa visita conduzida por especialistas da equipa do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, passando pelo Covão do Ferro, pelo Planalto da Torre e pela Lagoa Comprida. O evento termina com uma visita ao Museu Natural da Eletricidade, proporcionando “uma perspetiva completa sobre a ligação entre o património natural e a história industrial”.
Paralelamente, vai estar patente na Galeria de Exposição Temporária do Museu a mostra Projeto Matérias – Ondulância, uma escultura participativa da artista Ana Mena, desenvolvida em colaboração com os moradores do Teixoso, no concelho da Covilhã, que explora a relação entre a comunidade e a tradição têxtil da região.
A participação no evento está sujeita a inscrição prévia e tem vagas limitadas. Pode inscrever-se AQUI e consultar o programa completo AQUI.
Foto: João Pedro Silva