O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) vai receber no sábado, dia 23 de novembro, pelas 21:30, a peça “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, do Lama Teatro, com encenação e dramaturgia de João de Brito.
Segundo o TMC~, o espetáculo “baseia-se num ensaio de Carlo Cipolla de 1973 em que o historiador económico italiano definiu, de forma bastante cómica, o comportamento humano baseado nas nossas ações e nas consequências que elas têm nos outros”. Para Carlo Cipolla, “o grande perigo da humanidade é a estupidez e os estúpidos, pessoas que conseguem prejudicar-se a si próprias e aos outros e que, infelizmente, proliferam em todos os quadrantes da sociedade”, pode ler-se na nota de imprensa.
50 anos depois do ensaio de Carlo Cipolla, João de Brito decidiu levar à cena este texto filosófico e político, colocando a ação num talho e chamando várias artes para o acompanhar na encenação, num espetáculo que se propõe ser ao mesmo tempo uma “reflexão sobre os nossos tempos e sobre o maior dos nossos inimigos, a estupidez”.
“As Leis Fundamentais da Estupidez Humana” conta com a interpretação de João de Brito, Noiserv e Raquel Fradique.
A peça tem uma duração de 60 minutos, está classificada para maiores de 12 anos, os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do TMC~, na Ticketline e na Worten e têm um custo de seis euros para o público em geral, quatro euros e meio para maiores de 60 e menores de 30 anos e famílias e três euros para cidadãos portadores de atestado médico de incapacidade multiuso (60%) e respetivo acompanhante.