Beira Serra: Programa comemorativo dos 30 anos com atividades até outubro de 2025

A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, celebra 30 anos de atuação no território da Cova da Beira com atividades a realizar até outubro do próximo ano, com enfoque nos oito eixos da sua ação.

Um programa em que não se esquece o passado, mas em que a Beira Serra prefere “dar visibilidade” aos vários projetos que desenvolve na atualidade e que apesar do grande impacto, por se dirigirem a públicos específicos, são muitas vezes invisíveis aos olhos do grande público, explicou a presidente da direção associação, na apresentação do programa.


“Este programa não se baseia numa revisitação dos 30 anos, incide muito mais no que fazemos na atualidade, nas nossas preocupações e ambições face à realidade atual. A Beira Serra tem 30 anos e durante este tempo fez muitos e diferentes projetos tentando ir ao encontro de cada contexto, porque em 30 anos o país mudou, as necessidades mudaram, o território mudou”, disse Elsa Duarte, presidente da direção da Beira Serra.

O projeto “Abraça a Escola”, em que semanalmente técnicos da Beira Serra vão às escolas e consciencializam alunos para as mais variadas problemáticas é mote para a primeira atividade do programa comemorativo, a 27 de novembro, com o debate “O impacto dos ecrãs na saúde dos jovens” a realizar no Agrupamento de escola do Fundão”.

Ainda sobre o mesmo projeto, entre 12 e 16 de maio, será promovida a Semana da Prevenção, durante a qual se apresenta o jogo “ADIPÉDIA”, um quiz sobre prevenção para sistema android, desenvolvido no projeto “Abraça a Escola”, realizando-se depois uma maratona do jogo.

Será ainda realizada a palestra, online “Telemóveis: Uso ou Abuso”.

O programa terá atividades todos os meses, em dezembro foca-se no projeto Veleda – Mulheres em Rede, com destaque para o um encontro, a realizar no dia 7, na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Trata-se de um projeto de ajuda a famílias monoparentais femininas, desenvolvido desde 2019, inicialmente com componente artística, seguindo depois uma segunda fase já sem essa componente.

Em janeiro, no Salão Nobre da CMC, será lançado o “Guia Prático para a Monoparentalidade”, produzido com base nas experiências dos projetos, “para que a nobreza do espaço chame a atenção para uma camada de cidadãs muito desprotegidas, para que os poderes tomem medidas mais efetivas”, sublinhou a presidente da Beira Serra durante a apresentação.

Em fevereiro será realizado o “dia aberto” onde os 50 associados e cerca de 60 parceiros darão a conhecer à comunidade, nos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão, os projetos desenvolvidos.

Em março as atividades centram-se no eixo Agricultura/Ambiente e nos projetos de hortas comunitárias desenvolvidas e geridas pela Beira Serra, uma na Alâmpada (Boidobra) e outra no Bairro das Nogueiras (Teixoso), “as únicas do concelho da Covilhã”, detalhou Marco Gabriel.

“São as duas únicas hortas comunitárias sociais do concelho e é importante que haja um compromisso, da Câmara Municipal, e estamos em crer que isso ira acontecer, até porque existe um regulamento municipal de hortas sociais, para que se possa ir para o terreno desenvolver e não deixar cair estes projetos”, disse.

Para sublinhar e chamar a atenção para esta realidade será realizado o encontro nacional de hortas comunitárias, a 7 de março, online.

A 20 de março realiza-se o projeto “Sementes de parceria” na Horta Comunitária da Alâmpada.

No eixo Crianças e Jovens, entre 31 de março e 4 de abril terá lugar a iniciativa “Entr’artes – mostra de arte juvenil”, a realizar no concelho de Belmonte com jovens do projeto Jump E9G

Já sublinhando o eixo “Democracia”, a 2 de abril, a Beira Serra tem a programada a segunda edição das “Olimpíadas da Constituição”, que têm como objetivo fomentar a consciência cívica e a literacia democrática em crianças entre os 8 e os 12 anos. Terão por base o jogo da constituição lançado pela Beira Serra e serão convidadas a participar todas as escolas dos municípios que adquiriram o jogo

Ainda nesta temática, entre fevereiro e abril decorre a 2ª edição do concurso “Famílias em Ação” dirigido a todas as escolas do ensino básico do 1.º e 2.º ciclos, e que pretende pôr crianças e famílias a pensar sobre os princípios da Constituição Portuguesa.

Em junho o destaque será para o “Encontro de promotores” que pertente reunir estes técnicos da Beira Serra, que trabalham no GACE – Gabinete de Apoio à Criação de Emprego, ajudando no desenvolvimento de ideias de negócio e criação do próprio emprego a pessoas desempregadas, tendo já impactado mais de uma centena de novos empresários.

Em julho terá lugar mais uma edição do “Cerzir o Bairro”, desta feita no Bairro das Nogueiras. Uma iniciativa de intervenção no espaço público, dinamizada em especial pelos jovens do projeto CRIATEIXO E9G.

Em setembro na Boidobra e Teixoso terá lugar uma exposição sobre as várias intervenções realizadas pela Beira Serra no Espaço Público.

O encerramento do aniversário está agendado para outubro de 2025, em local a definir, com a realização de um convívio onde se pretende juntar associados, órgãos sociais, equipa técnica, parceiros, entidades financiadoras e destinatários dos vários projetos.

Um dia em será feita a retrospetiva dos 30 anos de intervenção da Beira Serra e o impacto que os projetos desenvolvidos tiveram na vida de cada um dos intervenientes e do território no geral, foi explicado no lançamento do programa.