CMC vai apoiar seis IPSS’s para “alargar e melhorar resposta” a idosos

A Câmara Municipal da Covilhã vai apoiar seis IPSS’s, de modo a “alargar e a melhorar a resposta” aos idosos de todo o concelho, avançou Vítor Pereira.

O assunto foi debatido e o anúncio feito na última reunião do executivo, após Ricardo Silva, vereador eleito pela coligação “Juntos Fazemos Melhor”, ter mencionado que “há quase dois mil idosos à espera de entradas em estruturas residenciais” e “cerca de 500 idosos isolados”.


Vítor Pereira assegurou que “não têm sido regateados esforços no apoio às IPSS’s e, designadamente, àquelas que têm estruturas residenciais para idosos”. O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã aproveitou a deixa para anunciar que vão atribuir, em breve, um apoio a seis IPSS’s.

“Não vamos conseguir acompanhar na integra os valores que eles precisam, mas vamos dar um apoio significativo a todos eles, para que não deixem de alargar o seu raio de ação em termos de resposta”, salientou.

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã acrescenta que esta é uma das medidas de apoio que têm vindo a ser implementadas ao longo dos anos.

“Temo-lo feito ao longo dos anos. Queríamos ter feito mais, não pudemos fazer mais do que aquilo que fizemos, sendo que acompanhámos sempre as nossas IPSS’s, as suas preocupações, os seus anseios. […] Não é por acaso que seis IPSS’s estão a trabalhar neste domínio de alargar, de melhorar a resposta em várias localidades do nosso concelho”, disse Vítor Pereira.

Regina Gouveia, vereadora na Câmara Municipal da Covilhã, salientou também que “tem sido feito muito esforço” e que há “consciência” do envelhecimento da população e da “necessidade de haver mais respostas e de melhorar as respostas”.