Covilhã cria plataforma para mapear o design

O Município da Covilhã está a trabalhar numa plataforma online, que ficará disponível no site da Covilhã Cidade Criativa com o objetivo de “mapear o design que existe na Covilhã”, anunciou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia.

A autarca falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante um painel sobre debuxo no âmbito da Semana Criativa da Covilhã.


Aos jornalistas explicou que o objetivo é que esteja no mesmo local, num site, o que “define o design na Covilhã e o que existe”.

Sublinha que, em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, foi decidido que na plataforma estarão três eixos, atelier e empresas; designers, de todas as áreas, incluindo debuxadores; e entidades que formam para o design, desde escolas a centros de formação.

“É o design com a marca Covilhã, da Covilhã e na Covilhã”, sublinhou a autarca, vincando que “divulgar as empresas, os ateliers e os designers é uma missão essencial de uma cidade criativa na sua área”.

A plataforma ficará online no início do próximo ano. Nesta altura estão a ser carregados conteúdos, sendo certo que esse será um trabalho continuo de atualização, deu conta Regina Gouveia.