A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Covilhã vai promover, no dia 25 de novembro, o 4º Seminário intitulado “As Crianças e a Violência Doméstica – Como Proteger!”, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI).
A sessão de abertura acontece às 9:00 e conta com a presença de Solange Franco (presidente da CPCJ da Covilhã), Regina Gouveia (vereadora na Câmara Municipal da Covilhã), Mário Raposo (Reitor da UBI), Maria João Fernandes (vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens) e de Ana Pinho (inspetora no Departamento de Investigação Criminal da Guarda).
O 1º painel temático tem como oradora Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, e conta com a moderação de João Santos, Capitão de Infantaria da GNR e atual Comandante do Destacamento Territorial da Covilhã. “Não se aceita, ponto!” é o tema da comunicação.
“A experiência de providenciar cuidados de saúde em contexto de violência doméstica” é o tema do 2º painel temático, que acontece por volta das 10:45, e tem como oradora Amélia Augusto, vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social da UBI, e conta com a moderação de Luís Almeida, Subcomissário da Divisão Policial da Covilhã.
Por volta das 11:25 tem lugar o 3º painel temático. “A Criança e a Violência Doméstica – Colo da Lei” tem Paulo Guerra, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e Trabalhador da Infância, como orador e tem moderação de Ana Pinho, inspetora no Departamento de Investigação Criminal da Guarda.
Da parte da tarde, cerca das 14:30, começa o 4º painel temático. “Crianças expostas à Violência Doméstica” é uma comunicação do orador Mauro Paulino, Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense, com moderação de António Pinheiro, Comissário da PSP do Comando Distrital de Portalegre.
O penúltimo painel temático do seminário é sobre “O Silêncio dos Invisíveis” e tem início às 15:15. Marta Duarte, membro da Ordem dos Psicólogos, com cargos de gestão executiva no Centro Académico Clínico das Beiras, é a oradora desta comunicação, com moderação de Ana Teresa Moreira, membro da Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência na ULS Cova da Beira.
O 6º e último painel temático acontece por volta das 16:00 e aborda “A criança/jovem sinalizado e a proteção dos seus dados pessoais”. Pina Simão, advogado, vai ser o orador. A moderação fica a cargo de Mariana Rocha, assistente social na Divisão de Ação Social e Saúde na Câmara Municipal da Covilhã e Secretária da CPCJ da Covilhã.
Todas as intervenções são seguidas de um debate.
Às 16:45, dá-se a sessão de encerramento, que conta com a intervenção de Solange Franco, presidente da CPCJ da Covilhã, e de Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.
O 4º Seminário “As Crianças e a Violência Doméstica – Como Proteger!” termina com um Coffee Break por volta das 17:15.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através do e-mail cpcj.covilha@cnpdpcj.pt, até ao dia 24 de novembro.