O auditório do Hotel Alambique, no Fundão, vai acolher, nos dias 15 e 16 de novembro, o VI Congresso Mundial de Criminologia.
O fenómeno criminógeno é o tema central deste evento, que tem como objetivo “debater a relevância da criminalidade na sociedade atual e a sua forma de manifestação e proliferação”, avança o Município do Fundão, em nota de imprensa.
Entre os temas a abordar no congresso, fazem parte o tráfico de seres humanos, as interceções telefónicas, a vigilância eletrónica, as operações policiais e os serviços de inteligência, a utilização de tecnologias ao serviço dos criminólogos, e como a ciência forense pode contribuir para a melhoria da justiça.
O evento vai contar com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, provenientes de países como Espanha, Portugal, Argentina ou Brasil. Destacam-se as participações do Sub-Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, do Relator Especial das Nações Unidas sobre Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, de representantes da INTERPOL, Magistrados, ONG, Jornalistas, entre outros representantes de diversos organismos do estado, autoridades e comunidade Civil.
O VI Congresso Mundial de Criminologia é uma organização conjunta do Município do Fundão em parceria com o Instituto Português de Criminologia (IPC) e a Associação Portuguesa de Criminologia (APC).