Manteigas: obras no Parque de Lazer de Sameiro em destaque na reunião de câmara

Depois da Junta de Freguesia de Sameiro ter lançado um comunicado, onde anunciava a falta de conhecimento e de consentimento das obras que a Câmara Municipal de Manteigas está a realizar no Parque de Lazer de Sameiro, e de ter solicitado o projeto ao município, o assunto foi tema de destaque da reunião de câmara, realizada ontem à tarde.

Foi Nuno Soares, vereador eleito pelo PSD, que trouxe o assunto para a mesa, pedindo esclarecimentos a Flávio Massano, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas.


“O senhor Presidente tinha dito que as obras iam iniciar, na última vez que foi questionado sobre essa matéria. Longe de mim, na altura, achar ou perceber que a Câmara não tinha apresentado o projeto definitivo à Junta de Freguesia e, pior, que não tinha pedido autorização para iniciar a obra”, disse Nuno Soares.

O Vereador pede a Flávio Massano que faculte o projeto ao executivo e propõe, ainda, que se realize uma reunião com o Chefe da Divisão de Planeamento Urbano (DPU) para “perceber o que está em causa”.

Em relação ao comunicado da Junta de Freguesia de Sameiro, Flávio Massano mostrou-se surpreendido, uma vez que não obteve nenhum telefonema de Miguel Ramos, Presidente de Junta.

“Confesso que fiquei surpreendido com o comunicado da Junta de Freguesia de Sameiro porque não recebi nenhum telefonema do senhor presidente. Podia-nos ter dito que não tinham o projeto, que não concordavam com ele ou que não tinham conhecimento. Tínhamos aqui uma urgência em fazer uma obra que nos comprometemos a fazer e que queríamos fazer. A partir do momento em que houve a adjudicação e que tínhamos tudo pronto para avançar, aquilo que nós dissemos foi «façam-se as obras». Porque todos os dias contam, as chuvas estão aí e o que importa salvaguardar são as pessoas e, portanto, iniciámos a obra de imediato”.

Em resposta a Nuno Soares, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas admite que nunca notificou oficialmente a Junta de Freguesia de Sameiro, mas afirma que Miguel Ramos tinha conhecimento da realização das obras no Parque de Lazer.

“Tenho a dizer que o senhor presidente da Junta também esteve aqui na Câmara, em setembro, e foi-lhe dito que tínhamos lançado a consulta prévia, que estávamos prestes a adjudicar a consulta prévia e que as obras iriam começar muito em breve. Eu tenho a dizer aos senhores vereadores que o senhor presidente de Junta não fez nenhuma questão, não perguntou por nenhum projeto, não pôs nem levantou qualquer questão e, no fundo, ficou notificado”, afirma.

Flávio Massano pede desculpa à população de Sameiro e ao executivo da Junta de Freguesia por não ter enviado uma notificação oficial e garante que a Câmara Municipal de Manteigas já respondeu, por escrito, ao comunicado.

“Eu posso ter errado em não ter enviado uma notificação oficial nem nenhum e-mail, aí faço minha a culpa, peço desculpa a todas as pessoas de Sameiro e, obviamente, ao executivo da Junta. Mas não podem vir dizer para as redes sociais que não sabiam. Entendeu-se que era mais viável fazer um comunicado, acho que fizeram muito bem, e nós na quinta-feira respondemos por escrito a esse comunicado, dissemos-lhe aquilo que eu estou aqui a transmitir e, portanto, já demos todas as respostas. Inclusive, não tenho a certeza, mas acho que já enviámos o projeto final para a Junta. Se não foi enviado, foi por algum lapso, mas eu na quinta-feira já tinha dado o despacho e assinado o ofício para a resposta”, assegura.

Quanto à proposta que Nuno Soares fez acerca da explicação da obra por parte do Chefe de Divisão, Flávio Massano “acha muito bem” e acrescenta que “se quiserem, podemos agendar na Junta de Freguesia de Sameiro”.

Recorde que o Parque de Lazer do Sameiro, no concelho de Manteigas, está a sofrer uma requalificação no valor de 900 mil euros (mais IVA), decorrendo a empreitada em duas fases: parte hidráulica e parte recreativa.